Ter um negócio próprio, que sonho! É muito gratificante ver um sonho tomar forma, causar impacto, modificar para a melhor a nossa vida e a de outras pessoas. Este é um trabalho que nunca termina. Sempre há como melhorar, realizando possíveis mudanças que otimizam processos, diminuem custos, poupam tempo e energia e impulsionam os resultados. Essa trilha é feita para você que já tem um negócio e está em busca de ferramentas que contribuem para o seu conhecimento e aprendizado. Confira!
Moderadora
Gabriela Mendes Chaves (NoFront Empoderamento Financeiro)
Convidados
Viviane Ferreira (Odun – Formação e Produção) e Lemuel Simis (Firgun)
Para começar a empreender cada um tem uma motivação diferente, dependendo de onde está sua quebrada e quem são as pessoas que cresceram junto com você. Mas para conseguir transformar esse bico num trabalho mais estável, todo mundo tem que fazer a mesma coisa: ficar de olho em todos os detalhes. A Michelle Fernandes, afroempreendedora da Boutique de Krioula, por exemplo, começou vendendo alguns acessórios por internet, com a ideia de empoderar mulheres negras que não se viam representadas pelas grandes marcas. E se a internet ajudou a vender os produtos, também ajudou (e muito) com as burocracias existentes para abrir uma empresa. Bastou uma rápida pesquisa na web para descobrir como criar o MEI (Micro Empreendedor Individual) e juntar todos os documentos para fazer da Boutique de Krioula uma verdadeira loja online. Existem informações detalhadas em sites como o do SEBRAE e também é possível contar com a ajuda de quem já passou por isso, em grupos e fóruns de discussão, por exemplo. A partir daí, é só tomar conta dos processos, organizar tudo e ter controle das entradas e saídas da grana para conseguir vender para todo o Brasil e até fora dele.
Na Boutique de Krioula, tudo é produzido ali mesmo, pela Michelle e com a ajuda do marido. Além da venda online, ela vai atrás de feiras, festivais e qualquer evento em que possa montar uma mesa e exibir suas criações, que vão desde turbantes até brincos e acessórios com inspirações afro. No fim, se a Michelle começou seu próprio negócio para ajudar suas amigas e vizinhas a se sentirem melhores com seus corpos, hoje ela pode levar essa energia para milhares de mulheres e meninas de todas as comunidades, ganhando dinheiro fazendo aquilo que ela ama e sem dor de cabeça: ela colocou o trampo na rua através do computador de casa.
Quer começar a empreender e não sabe por onde começar? Comece por aqui! Inscreva-se no curso Pense Grande Digital, uma plataforma online, gratuita, interativa e gameficada com o caminho das pedras para os empreendedores sociais! Participe!
Pense Grande.doc é fruto da parceria realizada entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura com o objetivo de estimular a produção audiovisual de jovens talentos brasileiros, além de revelar histórias inspiradoras de jovens empreendedores com menos de 30 anos.
Os vídeos que formam o documentário foram produzidos por jovens de diversas regiões do Brasil integrantes do projeto Geração Futura Universidades Parceiras, do Canal Futura, e contam 26 casos reais de empreendedorismo que estão transformando realidades por todo o país. Entre eles, 6 casos fazem parte do Programa Pense Grande, da Fundação Telefônica Vivo, que estimula a cultura empreendedora para jovens. Confira os episódios ao lado.
Quer conhecer os outros projetos? Acesse o site pensegrandedoc.org.br e assista a todos os episódios!
Aliando sua experiência em sala de aula com o desejo de provocar transformações reais, a empreendedora cearense Emanuelly criou o Social Brasilis, que desenvolve programas educativos que propiciam alternativas de empoderamento para jovens.
Saiba mais >No Rio de Janeiro (RJ), três jovens facilitadores financeiros dividiam seus conhecimentos na plataforma online Barkus. Eles também atuam como mentores pessoais, com aulas e acompanhamento especial para jovens que querem saber mais sobre como cuidar do seu próprio dinheiro.
Saiba mais >Conheça outras iniciativas e instituições que também atuam na área para se aprofundar sobre o empreendedorismo social. Existe muito material gratuito disponível. Acesse e aprenda mais!
Pesquisar mais