Escolheu abrir um negócio próprio, mas ainda não sabe por onde começar? Podemos te mostrar alguns caminhos. Estar bem informado é o primeiro passo para trilhar o caminho do empreendedorismo. Aqui você vai encontrar dicas para tirar as ideias do papel, traçar um plano de ação e, finalmente, transformar o sonho em realidade. Mãos à obra!
Moderadora
Johnny Borges
Convidados
Dan (InfoPreta), Ana Carolina Martins (Visionários da Quebrada) e Bia Santos (PG)
Quer começar a empreender e não sabe por onde começar? Comece por aqui! Insreva-se no curso Pense Grande Digital, uma plataforma online, gratuita, interativa e gamificada com o caminho das pedras para os empreendedores sociais!
Você sempre pode ajudar alguém e sempre tem alguém que pode te ajudar. E foi baseada nessa rede de conexões que a Buh D’Ângelo criou a InfoPreta e o projeto “Notes solidários da Preta”, para melhorar a vida das pessoas com o que ela sabe fazer, trabalhando com tecnologia. E é disso mesmo que estamos falando: uma mulher negra, que cresceu na favela, está trabalhando com tecnologia da informação. Porque se a sociedade achava que não tem lugar para a Buh então está muito enganada. Ela criou uma oportunidade para si e hoje está ajudando quem precisa de uma mão, ou melhor, de um computador.
Para que o projeto funcione e ela consiga doar notebooks para jovens de baixa renda de todo o Brasil, a Buh conta com a ajuda de diversas pessoas, conhecidas ou não, da forma que for melhor para cada um, seja doando um computador antigo, seja se disponibilizando para leva o notebook até seu futuro dono. Essa troca acabou criando algo muito maior do que uma prestação de serviços, mas verdadeiras parcerias e muitas amizades, mostrando que a economia solidária, além de gerar uma grana, também gera riquezas muito maiores e mais importantes. Pensando apenas em fazer o que sabe para ajudar o próximo, a Buh fez de uma paixão um negócio e de amigos uma corrente para colocar o trampo na rua e fazer acontecer.
O Pense Grande Incubação ganhou uma websérie exclusiva! Dividida em quatro episódios, a Websérie do Programa Pense Grande traz relatos de experiências vivenciadas pelos participantes do Pense Grande Incubação 2018 durante uma jornada transformadora. Os vídeos foram gravados ao longo do programa com os integrantes dos projetos incubados e mostram o percurso dos jovens empreendedores, seus sonhos, aprendizados, desafios e amadurecimento. Confira a seguir os episódios na íntegra!
Por que somos empreendedores sociais?
Quais são as causas que motivam os jovens empreendedores sociais? O vídeo indica os principais motivos que levaram os participantes do Pense Grande Incubação 2018 a criarem seus negócios sociais e para quem são destinados, mostrando que é possível fazer a diferença ao mesmo tempo em que se cria um empreendimento de impacto.
Moderadora
Monique Evelle
Convidados
Isa (Preta Cores), Luis Henrique Coelho (Empreende Aí) e Débora de Ângelo
Pense Grande.doc é fruto da parceria realizada entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura com o objetivo de estimular a produção audiovisual de jovens talentos brasileiros, além de revelar histórias inspiradoras de jovens empreendedores com menos de 30 anos.
Os vídeos que formam o documentário foram produzidos por jovens de diversas regiões do Brasil integrantes do projeto Geração Futura Universidades Parceiras, do Canal Futura, e contam 26 casos reais de empreendedorismo que estão transformando realidades por todo o país. Entre eles, 6 casos fazem parte do Programa Pense Grande, da Fundação Telefônica Vivo, que estimula a cultura empreendedora para jovens. Confira os episódios ao lado.
Quer conhecer os outros projetos? Acesse o site pensegrandedoc.org.br e assista a todos os episódios!
Oferecendo apoio e saúde de qualidade a baixo ou nenhum custo, a jovem Thais lançou a clínica popular Mãe&Mais. A iniciativa itinerante percorria bairros vulneráveis do Rio de Janeiro, para que nenhuma mulher em estado de maternidade sofresse violações.
Saiba maisCom o ideal de ensinar inglês para jovens, Diogo e Diego fundaram a PLT4way. Hoje, eles mantêm uma escola com aulas pagas e gratuitas para diferentes públicos. Quanto mais pessoas contribuem pagando o ensino do idioma, mais oportunidades surgem para alunos sem condições financeiras.
Saiba maisConheça outras iniciativas e instituições que também atuam na área para se aprofundar sobre o empreendedorismo social. Existe muito material gratuito disponível. Acesse e aprenda mais!
Pesquisar mais