Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé
Logomarca da Fundação Telefónica Vivo

Fique por dentro


Como utilizar tecnologias digitais no seu processo de aprendizagem

Que tal inovar e introduzir as tecnologias digitais em seu aprendizado com podcasts, blogs e gamificação?

Data de Publicação: 2021-12-17T03:00:00.000Z | Tempo de leitura: 6 minutos

Pense Grande


Muito se fala sobre a necessidade de modernizar e digitalizar as escolas e da importância do desenvolvimento de competências e habilidades tecnológicas na educação. Mas será que a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem são exploradas quanto poderiam pelos estudantes?

É fato que as novas gerações, chamadas de nativas digitais, já nasceram ultraconectadas. Ainda que isso não garanta o domínio total das competências tecnológicas. Entretanto, o mundo da tecnologia está em constante desenvolvimento, o que faz com que as metodologias de aprendizagem sejam cada vez mais diversas.



Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2020, 92% das crianças e adolescentes entre nove e 17 anos vivem em domicílios com acesso à internet (82% para indivíduos das classes D e E).



Por exemplo, você já pensou em utilizar recursos tecnológicos que potencializem o uso de tablets, das lousas digitais e dos computadores em seus trabalhos escolares?

Pensando nisso, criamos uma lista com dicas de práticas que podem tornar o seu dia a dia na escola ainda mais dinâmico, interessante e tecnológico. Confira!



Leia mais: 8 momentos em que você utiliza competências digitais no seu dia a dia


Podcasts

Atividades envolvendo a criação de conteúdos sobre uma disciplina para um podcast podem te ajudar a descobrir as funcionalidades das plataformas de streaming e serviços de hospedagem de áudios.

Além de gerar entretenimento, os podcasts seguem em alta e promovem debates, estimulam o pensamento crítico, além de competências tecnológicas necessárias para gravação e edição de conteúdos audiovisuais.



Leia mais: Podcast: como usar na sala de aula?


Blogs

Assim como os podcasts, a criação de um blog com conteúdos de determinada disciplina pode potencializar o seu aprendizado e o uso de uma ferramenta tecnológica e ajudar a estimular o desenvolvimento das competências tecnológicas.

Já pensou em utilizar o site como um caderno de anotações on-line, no qual você e outros estudantes também podem acessar e alimentar com resumos, explicações e observações?


Fóruns virtuais

Fóruns podem ser utilizados como extensão da sala de aula, como um ambiente de debate ou até mesmo para a criação de atividades como narrativas coletivas, em que todos contribuem no desenvolvimento de uma história, roteiro ou jogo.



Leia mais: Como o TikTok e o Reels podem ser usados na educação?


Armazenamento na nuvem

Os serviços de armazenamento na nuvem, além de fundamentais para o backup de arquivos, também podem ser utilizados para a criação de bibliotecas digitais.

Nelas, todo o conteúdo recomendado pelos educadores em sala ficam disponíveis para serem acessados a qualquer momento. Que tal se você aproveitasse a ferramenta para compartilhar conteúdos de interesse com seus colegas?


Gamificação

A gamificação acontece quando o educador utiliza dinâmicas de jogos (fases, prêmios, missões e pontuação) para ensinar, de forma que os alunos se sintam engajados e estimulados no aprendizado.

O método pode ser utilizado tanto em games de formação de palavras no ensino de português, quanto em olimpíadas de contas valendo pontos em matemática. E se os recursos permitirem, ambas as atividades podem ser realizadas em um tablet, aprimorando também as habilidades digitais.



Leia mais: Como os videogames podem ser aliados da educação



Incentivo à Cultura Digital

A Coleção de Tecnologias Digitais da Fundação Telefônica Vivo conta com seis cadernos voltados para a inserção da cultura digital nas escolas e o desenvolvimento de competências digitais dos estudantes. Esses materiais, que podem ser baixados gratuitamente, foram elaborados como apoio para os professores e contém ferramentas de aprendizagens para que os jovens possam atuar em uma sociedade em constante transformação.





#Tecnologia
#Tecnologias Digitais
#Jovens

Comentários

Você precisa estar logado para comentar

Ver mais comentários