Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé
Logomarca da Fundação Telefónica Vivo

Fique por dentro


A importância de construir um Projeto de Vida e dicas para começar agora!

Entenda mais sobre esse conceito e descubra caminhos para transformar suas ideias em ações e alcançar seus objetivos por meio do autoconhecimento. #Boracomeçar

Data de Publicação: 2021-08-13T03:00:00.000Z | Tempo de leitura: 9 minutos

Pense Grande

jovem estudante - projeto de vida

Conseguir um novo emprego, passar no vestibular na faculdade dos sonhos, abrir o próprio negócio e até melhorar as condições de vida da sua família ou sua comunidade... Esses são apenas alguns dos muitos desejos que podem nortear a vida dos jovens.

Para alcançar esses objetivos, começar desde cedo a planejar a vida é algo que pode ser muito útil no futuro. Porém, em um mundo em constante transformação, pensar em um projeto de vida pode parecer cada vez mais difícil já que nem sempre a nossa trajetória caminha de acordo com um roteiro pronto.

Mas definir metas e objetivos pessoais e profissionais, ajuda a ter uma perspectiva de futuro e pode te motivar a ir além, aumentando as chances de encontrar no final, o resultado desejado.

Por isso, construir um projeto de vida e ter uma ideia do que se quer para os próximos anos é apenas o início desse plano.


Leia mais: 5 Podcast sobre projeto de vida para pensar no futuro

Mas afinal o que é projeto de vida?

De acordo com a especialista Clara Vieira, formada em psicologia, projeto de vida é o conjunto de metas para várias áreas da vida. Este projeto não precisa estar apenas ligado à carreira e serve como direcionamento para melhorar diferentes campos da vivência de um indivíduo.

“Ele deve ser realizável, flexível e dinâmico servindo de ferramenta para concepção das metas, além de facilitador e motivador das realizações pessoais”, explica a especialista, que também é cofundadora do Educavida, Instituto Educacional para a vida sustentável, responsável pelo programa Projeto de Vida para cultura do autodesenvolvimento.

“Muita gente fala assim, ‘meu projeto de vida é ter uma empresa própria’. Outra pessoa fala ‘meu projeto de vida é garantir uma aposentadoria, uma casa na praia, uma casa no campo’. Essas metas compõem o projeto de vida, mas não é um sonho isolado. A carreira está incluída, mas é preciso levar em consideração quatro áreas: a educacional, a profissional, a social e a da saúde integral”, reforça.

Em outras palavras, o projeto de vida vai te ajudar a ter um propósito nas diferentes ações do dia a dia e um autoconhecimento constante para entender suas habilidades, competências e dificuldades pessoais, a fim de evoluir constantemente, visando o futuro.


Alguns motivos importantes para você construir o seu projeto de vida:

- Alcançar os seus objetivos e realizar seus sonhos;

- Construir um futuro digno para todas as áreas da vida: profissional, educacional, social e saúde Integral;

- Desenvolver sua autoconfiança, discernimento, competências, e outras inteligências;

- Melhorar seus relacionamentos com os outros e com você mesmo;

Ser mais feliz;

- Contribuir para um mundo melhor, exercendo a sua cidadania.




Leia mais: “Ah, deixa para amanhã!”: Como superar a procrastinação

Autoconhecimento e vontade

O projeto de vida pode ser feito a qualquer momento e a qualquer idade. Mas quanto antes melhor para poder direcionar as ações do presente. Para a especialista, dois pontos são essenciais para iniciar o planejamento: autoconhecimento e vontade.

“Se conhecer é fundamental. Entender o que é necessário melhorar em si. Neste ponto, o estudo e a dedicação farão toda a diferença, mesmo que você não queira fazer uma faculdade. Quanto mais se estuda, mais se desenvolve a capacidade de discernir e de pensar grande, de se organizar para alcançar seus objetivos”, explica.

Para quem está perdido e não sabe quais objetivos almeja alcançar, utilizar algumas perguntas para o autoconhecimento podem ajudar.


- Qual o meu propósito?

- O que me deixa verdadeiramente feliz?

- Quais habilidades eu possuo?

- O que eu sempre quis conquistar, mas nunca tive coragem?

- Onde quero estar daqui a 5, 10, 15, ou 20 anos?

- Como eu quero estar quando me aposentar?


Agora que já explicamos o significado de projeto de vida e sua importância para uma trajetória mais plena e saudável, veja a seguir algumas dicas de como elaborar um planejamento mais eficaz e alcançar seus objetivos, tornando suas escolhas e decisões mais assertivas.

5 dicas práticas para começar

Autoconhecimento: O ponto de partida é descobrir quem você é e refletir sobre suas características positivas, seus defeitos, limitações. É uma investigação sobre si, sobre seus valores pessoais e o que acredita como valores para a vida. É pensar sobre suas habilidades e competências. Tudo isso é importante para que você compreenda com maior profundidade quais de suas características e como elas podem te ajudar no que você deseja conquistar.

Visão de Futuro: Ela te ajuda a enxergar além. Ajuda a pensar no propósito de vida e em quem você gostaria de ser daqui a 10, 50 anos. Ela te ajuda a pensar na missão de vida e o que gostaria de vivenciar nos anos que virão.

Planejamento: Ele pode ter diferentes durações de curto, médio e longo prazo. O planejamento consiste em avaliar as possibilidades e o que é preciso realizar a cada dia para alcançá-lo. Uma dica que pode ajudar é dividir todo o plano em pequenas metas. Assim fica mais fácil avaliar seus avanços em tempo curto e a enxergar possíveis obstáculos no caminho.

Buscar referências: Trajetórias são construídas a partir de experiências e aprendizagens consolidadas ao longo do percurso da vida. Ao olhar alguém com uma carreira consolidada e de sucesso, não se imagina o caminho que a pessoa teve que percorrer para chegar até lá. Conhecer o passado delas, o contexto em que viveram, as oportunidades e dificuldades que enfrentaram pode ajudar a tornar o seu sonho ainda mais próximo.

Aprimorar o conhecimento: Investir em leituras, formações e cursos gratuitos. Essa busca pelo conhecimento constante deve fazer parte da vida de quem quer alcançar seus objetivos. Isso pode ajudar tanto na elaboração do plano, para saber o quanto vai ter que se dedicar para chegar na meta, quanto para a sua execução. Este processo é importante para manter-se preparado, não só intelectualmente, mas também fisicamente, para iniciar esta jornada.

 Quer uma força para iniciar o seu Projeto de Vida? O Pense Grande Digital é para você!

Voltado para jovens, a partir de 15 anos, o Pense Grande Digital é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como objetivo apoiar e incentivar o jovem a praticar o autoconhecimento, a partir de uma formação 100% gratuita em empreendedorismo de impacto social com o uso de tecnologia.

A formação, totalmente digital e com certificado, pode ser realizada em qualquer região do Brasil, por qualquer pessoa que deseje desenvolver seu projeto de vida, aliado a uma educação empreendedora, com aprimoramento de habilidades e competências para desenvolver soluções e oportunidades para si e para a sua comunidade.

Mais do que conteúdos, a formação em empreendedorismo do Pense Grande Digital se preocupa em desenvolver as competências necessárias para um empreendedor realizar seu projeto de vida.

Clique aqui e inicie agora essa jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, descobrindo caminhos e oportunidades. Bora começar?

 



Leia mais: Projeto pessoal leva ao bem-estar e traz motivação



#Projeto de Vida

Comentários

Você precisa estar logado para comentar

Ver mais comentários