Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé
Logomarca da Fundação Telefónica Vivo

Metodologia Pense Grande -
ONGs e espaços não escolares

Voltar

Se você acredita que uma ideia pode transformar realidades, o Pense Grande é para você!

A Fundação Telefônica Vivo disponibiliza a metodologia Pense Grande: um material completo sobre como tirar sua ideia do papel. São conceitos, dicas, exercícios e muito conteúdo para te auxiliar na caminhada do empreendedorismo social. Em cada capítulo você conta com um tema diferente, os catítulos também estão subdivididos em etapas, podendo baixa-los separadamente. Para explorar o conteúdo, selecione o capítulo e a etapa desejada nos títulos abaixo.

Metodologia Pense Grande

Capítulos

1. Introdução

  • 1. Fundação Telefônica Vivo
  • 2. Pense Grande
  • 3. O Convite
  • 4. Como esse material está organizado

2. Ensino e aprendizagem no Pense Grande

3. Temas trabalhados no Pense Grande

4. Atividades

5. Dinâmicas

Baixar metodologia completa

Viva uma jornada empreendedora na palma de sua mão

O Pense Grande Digital é uma formação em empreendedorismo social em uma plataforma amigável, gratuita, gamificada e interativa. O jogo usa a metáfora de uma viagem a Amazônia, pelo Pico da Neblina o lugar mais alto do Brasil, para desenvolver habilidades empreendedoras com o auxílio da tecnologia, ampliando as oportunidades e competências entre os jovens de todas as regiões do país. A jornada dura 80 horas, divididas em 16 semanas.

Inscreva-se!

1. Introdução

1. Fundação Telefônica Vivo

A Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos de impacto social da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação.

Em 2019, a Fundação Telefônica Vivo completou 20 anos de atuação no Brasil, firme no propósito de construir um País mais justo, utilizando a inovação como guia, e a crença de que grandes transformações na sociedade partem das pessoas. Sustentada pelo potencial humano e apoiada na difusão da cultura digital, na utilização da tecnologia e no compartilhamento de vivências para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, a instituição trabalha com projetos que estimulam o desenvolvimento social e o exercício da cidadania.

A organização faz parte de uma rede formada por outras 17 fundações presentes na Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefônica. Dessa forma, sua atuação está pautada em três eixos de atuação: Educação, Empreendedorismo Social e Voluntariado, por meio dos quais são orientadas ações para inspirar uma nova geração a ser protagonista e agente de transformação social.

O trabalho da Fundação Telefônica Vivo tem como premissa o conceito de Inovação Educativa, que diz respeito à possibilidade de imaginar um mundo de novas possibilidades na educação, transformando cada uma delas em oportunidades concretas, para mais e mais pessoas.

A Fundação acredita no poder transformador das juventudes e, por meio do empreendedorismo social com o Programa Pense Grande, estimula os(as) jovens a serem protagonistas e terem atitudes empreendedoras para contribuírem com novas soluções e oportunidades para eles e para suas comunidades. Conheça mais sobre a Fundação Telefônica Vivo em: www.fundacaotelefonica.org.br.

2. Pense Grande

O Programa Pense Grande da Fundação Telefônica Vivo é uma iniciativa que tem como missão fomentar a cultura do empreendedorismo de impacto social com o uso de tecnologia para jovens das periferias brasileiras, a partir de 15 anos.

Criado em 2013, seu objetivo é incentivar a juventude por meio de formações apoio ao indivíduo e seus negócios e produção de conteúdo relevante no tema, para que criem e implementem novas soluções e oportunidades para transformação de suas vidas e das pessoas ao seu redor, propondo novas soluções para as necessidades de suas comunidades.

O Pense Grande é composto por três estratégias que estruturam sua missão: SENSIBILIZAR, FORMAR E APOIAR.

Sensibilizar: Cria oportunidades para que (as)os jovens identifiquem suas atitudes empreendedoras e se reconheçam capazes de criar ou desenvolver um negócio de impacto social voltado para a resolução de problemas do seu entorno. Para isso, ferramentas, recursos físicos e intelectuais são disponibilizados para inspirar (as)os jovens na construção de uma jornada empreendedora que fortaleça o protagonismo.

Formar: Promove aos jovens a oportunidade de vivenciar o empreendedorismo social com o uso da tecnologia digital dentro e fora do seu espaço escolar, inspirando-os a gerar soluções para problemas socioambientais e contribuindo assim com o desenvolvimento de suas competências.

Apoiar: Amplia o acesso de jovens empreendedores a formações, ferramentas, assessorias e recursos financeiros, seja com apoio da Fundação Telefônica Vivo, seja em parceria com outros atores, fortalecendo ecossistemas locais e iniciativas que trabalhem os diversos estágios de estruturação de negócios sociais de impacto em todo Brasil.

separador de conteúdo

Os três pilares

A metodologia do programa é estruturada em três pilares de conhecimento:

1_Impacto na comunidade: estimula o(a) jovem a olhar para a comunidade com novas lentes, de forma a enxergar desafios e oportunidades no lugar de problemas;

2_Atitude empreendedora: busca desenvolver o autoconhecimento dos(as) participantes e fortalecer seu potencial empreendedor por meio de ferramentas que ajudem a tirar suas ideias do papel;

3_Tecnologia: convida os(as) jovens a conhecer e experimentar práticas e processos no universo tecnológico, tanto lowtec, como a cultura da Gambiarra e Maker até a produção e utilização de tecnologias digitais.

separador de conteúdo

Por meio da inovação, o programa busca desenvolver habilidades como empatia, capacidade de resolver problemas, trabalho em grupo, pensamento sistêmico, cooperação, criatividade, capacidade de expressão e uso de tecnologias da comunicação e da informação, elencadas entre as competências do século XXI, fundamentais para o desenvolvimento integral das diversas juventudes

A Fundação Telefônica Vivo sistematizou a formação presencial criando a metodologia Pense Grande, que convida o jovem a identificar problemas de sua comunidade e transformá-los em soluções de impacto social. São dez temas que trabalham conteúdos sobre Empreendedorismo, Tecnologia e Impacto Social, trazendo conceitos e várias atividades mão na massa (#comofazer).

3. O Convite

Já imaginou como seria o mundo se todos (todas) tivéssemos consciência de tudo o que podemos fazer? Quantas ideias incríveis poderiam solucionar problemas locais que estão apenas à espera de um novo olhar?

Você recebeu e aceitou este convite para participar de uma rede que deseja ser protagonista, inspirando pessoas de todos os cantos a colocar suas ideias em prática, de forma colaborativa e compartilhada.

O engajamento, compromisso e energia de pessoas como você são fundamentais para o sucesso da metodologia! Juntos(as), vocês e seus(suas) estudantes podem apoiar ações importantes na vida das comunidades escolares e territórios. Lembre-se: grandes mudanças começam com pequenas ações e cada pessoa tem um potencial imenso de transformação!

Este Guia do(a) Multiplicador(a) é seu aliado nessa missão. Aqui, você encontrará todas as orientações necessárias para conduzir a metodologia Pense Grande. Seu papel é multiplicar conteúdos que ajudarão a despertar a atitude empreendedora e protagonista dos(as) jovens diante das oportunidades que estão ao seu redor.

4. Como esse material está organizado

Neste caderno você encontrará todo o material necessário para entender e multiplicar os conteúdos da trilha de desenvolvimento do Pense Grande.

O caderno que está nas suas mãos está dividido em:

Ensino e aprendizagem no Pense Grande: Nesta seção, discute-se como o(a) professor(a) atua com a metodologia Pense Grande, com especial atenção a conceitos como protagonismo e atitude empreendedora;

Temas trabalhados no Pense Grande: conjunto de conceitos, temas e teorias que servem como âncoras conceituais e teóricas que guiam a trilha formativa do Pense Grande;

Trilha formativa: Divididas em blocos temáticos, todas as atividades do Pense Grande são apresentadas em detalhe e incluem dicas e informações complementares;

Dinâmicas: sugestão de práticas para quebrar o gelo no início da oficina ou para levantar a energia da turma a qualquer momento.