Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé
Logomarca da Fundação Telefónica Vivo

FAQ

Multiplicadores Pense Grande

Multiplicadores Pense Grande

O que fazem os Multiplicadores da metodologia do Programa Pense Grande?

Após uma formação para o uso da metodologia de empreendedorismo social do Pense Grande, professores, educadores sociais e voluntários aplicam os ensinamentos adquiridos em espaços educativos escolares para o público jovens.

Quem pode ser multiplicador do Pense Grande?

Professores de Ensino Médio ou Ensino Técnico com interesse em aprender e multiplicar a metodologia do Pense Grande. Os participantes selecionados devem ter perfis de liderança e colaborativo, ser motivados e comprometidos com a transformação escolar e com a própria formação, além de ter interesse em trabalhar com Empreendedorismo Social com jovens. Devem dispor da carga horária necessária tanto para os encontros presenciais como para realizar as atividades no espaço educativo.

Como posso ser um multiplicador do Pense Grande?

Atualmente, a formação de multiplicadores está articulada em parceria com redes de ensino públicas, vinculadas com Secretaria Estaduais de Educação. Mas caso você queria estudar a metodologia e aplicar por conta própria acesse a metodologia disponível em nossa biblioteca. Acesse aqui.

Quanto tempo dura a formação de multiplicadores do programa Pense Grande?

A formação pode durar entre 32 horas a 48 horas, divididas em conteúdos teóricos, atividades práticas e mentorias dos multiplicadores.

Qual a metodologia utilizada nas formações de multiplicadores?

O Programa Pense Grande tem sua metodologia própria, ao longo dos anos ela vem sido a perfeiçoado e com isso ganhando novas edições. Acesse nossas edições clicando aqui.

Pense Grande Digital

Pense Grande Digital

Quem pode participar?

Todos os jovens maiores de 15 anos, que desejam ter atitudes empreendedoras para contribuir com novas soluções e oportunidades para si e para suas comunidades e precisam de ajuda para isso. Podem se inscrever pessoas que já tenham ou não participado de alguma formação do Pense Grande.

Qual é o objetivo da formação?

O Pense Grande Digital é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que tem como missão fomentar a cultura do empreendedorismo de impacto social com o uso de tecnologia para jovens das periferias brasileiras.
Seu objetivo é incentivar e dar apoio ao jovem que quer empreender e seus negócios, para que criem e implementem novas soluções e oportunidades para transformação de suas vidas e das pessoas ao seu redor, resolvendo problemas ou necessidades de suas comunidades.

O que vou aprender?

Mais do que conteúdos, o Pense Grande Digital se preocupa em desenvolver as competências necessárias a um empreendedor. Assim, ao longo da jornada você aprenderá a:

  • Reconhecer sua história e refletir sobre suas emoções, paixões e prazeres;
  • Relacionar sonhos e necessidades, traçando objetivos de vida;
  • Compreender o empreendedorismo e o empreendedorismo social;
  • Enxergar oportunidades e desafios a serem resolvidos na sua comunidade;
  • Saber mapear cenários e propor soluções;
  • Levantar e testar hipóteses;
  • Estruturar planos e ideias;
  • Formar equipes e trabalhar de forma colaborativa;
  • Promover ações de divulgação e marketing;
  • Mobilizar pessoas em torno de seu empreendimento/ideia.

Como a formação está estruturada?

A formação é um jogo de aventura que tem como objetivo fazer uma excursão ao Pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil. Por meio dessa metáfora, você vai percorrer uma jornada com desafios, medalhas e muita colaboração com seus companheiros de viagem. Ao final, você terá um plano de negócio pronto para ser colocado em prática.
Teremos 12 fases do jogo, que são abertas ao longo da jornada. Você terá leituras, vídeos, atividades de campo e poderá trocar ideias com os outros participantes na rede social do jogo, além de contar com a facilitação e o apoio de mentores.

O que faço para começar?

Para começar, você precisa se inscrever na formação clicando aqui. Você pode também fazer sua formação via aplicativo, aproveite essa facilidade e baixe-o clicando aqui.

Terei algum custo?

A formação é completamente gratuita, e você ainda vai ganhar um presente, caso atinja o Pico da Neblina! Acesse aqui o Pense Grande Digital.

Oficinas Pense Grande

Oficinas Pense Grande

Quantos jogos o Pense Grande possui?

São dois jogos que compõe as oficinas de sensibilização do Pense Grande.
O primeiro jogo desenvolvido foi o Se Vira, imagine um jogo de tabuleiro em que não há vencedores. Divididos em equipes, os participantes precisam resolver desafios do cotidiano em temas como trabalho, lazer e sala de aula, utilizando os recursos que têm nas mãos e as competências de um personagem pré-estabelecido. O jogo tem o objetivo de despertar o conceito de empreender na vida de jovens de diferentes contextos sociais e territórios brasileiros, incentivando-os a pensarem soluções de impacto social em suas vidas ou de suas comunidades.
O segundo jogo é o Vida & Ação, uma experiência dinâmica e interativa que propõe aos jovens abrir um espaço para reflexão sobre seus interesses e objetivos de vida e identificarem passos a serem dados para concretizá-lo, possibilitando também ampliar seu olhar para diferentes situações e possibilidades de escolha na vida.

Como participar das oficinas?

Por enquanto os jogos são ofertados nas oficinas do Pense Grande realizadas em ações dentro de escolas organizadas pelas parcerias estabelecidas com algumas secretarias de Educação e a Fundação Telefônica e em algumas ONGs parceiras do projeto.

Quem pode participar?

Podem participar todos os jovens que queiram saber mais sobre seu projeto de vida e empreendedorismo social.

Conteúdos

Conteúdos

Posso reproduzir os conteúdos do Pense Grande no meu site?

Com certeza! Você pode compartilhar e reproduzir qualquer conteúdo do site do Pense Grande, deste que citando a fonte e obedecendo aos requisitos da nossa licença Creative Commons.

Parcerias

Parcerias

Quais são os parceiros do Pense Grande?

O Programa Pense Grande conta com parceiros estratégicos e executores. Os estratégicos são aqueles que acreditam as ações do Pense Grande e disponibilizam suas redes de professores e jovens para levarmos nossos conteúdos. Já os executores são aqueles que estão com a gente na ponta, contribuindo para que tudo que foi feito para o público final chegue com qualidade e profissionalismo. Conheça aqui que são nossos parceiros.

Pense Grande Se Vira

Pense Grande Se Vira

O que é o Se Vira Digital?

O Se Vira busca trazer o conceito de Empreendedorismo Social para dentro da comunidade do jovem, a partir do desenvolvimento de atitudes empreendedoras, na identificação de oportunidades a partir dos problemas existentes em seu entorno e da sua rede de conexões.
Assim como o Se Vira presencial, o Se Vira Digital trabalha habilidades tanto cognitivas, quanto intrapessoais e interpessoais. Podemos destacar o pensamento crítico, a resolução de problemas, a comunicação, cooperação, criatividade, inovação, tomada de decisões, cidadania, entre outras. Nesse sentido, o jogo alinha-se também com as dez competências básicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), habilitando-o a dialogar com os currículos e disciplinas de maneira transversal.
Como parte do Programa Pense Grande, o jogo Se Vira Digital amplia as possibilidades de aprendizagem e permite que educadores e jovens se conectem para aprender de forma divertida, colaborativa e online.

O papel do educador no ambiente digital

No Se Vira Digital, você será responsável por orientar seus alunos tanto na preparação (como acessam o jogo) quanto na mediação da partida em si, onde você conduzirá o tabuleiro e as discussões realizadas.
Você receberá uma capacitação e acompanhamento do CIEDS, mas terá autonomia para mediar a partida. O jogo permite a criatividade do próprio educador para se apropriar dos elementos do jogo.
Sua função será essencial para motivar os jovens do começo ao fim, promovendo boas conversas entre eles durante as atividades propostas.

Como funciona?

Em um formato horizontal, todo o conteúdo do jogo é construído em conjunto com os jovens, então, prepare-se: nenhuma partida será igual a outra!
O Se Vira Digital é realizado com duas ferramentas principais: o tabuleiro, acessado pelo(a) mediador(a) através do software Tabletop Simulator na plataforma Steam, e a Sala, acessada pelo(a) mediador(a) e pelos alunos através do Google Sala de Aula (Google Classroom). Durante o jogo, o(a) mediador(a) entra no tabuleiro e compartilha sua tela do tabuleiro na chamada com os alunos. Apenas o(a) mediador(a) tem acesso à manipulação das peças do tabuleiro durante o jogo, mas os jovens interagem por áudio e/ou vídeo através da chamada realizada (via Google Meet).

Quero saber mais

Para que a experiência do Se Vira Digital seja o mais rica possível para os participantes, é muito importante que o(a) mediador(a) esteja bem preparado tanto para orientar e engajar seus alunos para participar do jogo, quanto para conduzir a partida e estimular reflexões e ações no mundo real.
No processo do seu desenvolvimento, você vai passar por três desafios de aprendizagem:

  1. O desafio tecnológico: desenvolver familiaridade com os recursos e ferramentas tecnológicas necessárias na mediação.
  2. O desafio das regras: desenvolver fluência com as regras do jogo, as etapas e objetivos.
  3. O desafio de mediação: estar presente e atento ao grupo, resolver imprevistos, mobilizar a turma, gerar reflexões.
Depois de completar sua jornada de formação como mediador(a), você terá em mãos um recurso pedagógico poderoso para estimular seus alunos a terem uma atitude empreendedora na vida. O jogo pode despertar para uma nova forma de enxergar as coisas, muito mais engajada e pró-ativa!
Isso pode ser uma porta de entrada para outros projetos, que os alunos podem desenvolver na escola ou na comunidade e que pode beneficiá-los e também aos que estão em seu entorno. Aproveite a oportunidade para incentivá-los ou mesmo para iniciar projetos curriculares ou extracurriculares.
Cadastre-se no site e se torne um mediador! www.pensegrande.org.br/se-vira

Por que jogar o Se Vira Digital?

Todo mundo pode empreender de alguma forma, quer ver? Vender chocolate na escola para pagar uma viagem, fazer estamparia porque você adora moda… montar uma banda… criar uma solução para um problema do meu bairro…
Você gosta de fazer alguma coisa? Pois isso pode virar empreendedorismo!
Daí, surge a questão: "Ah, mas não tem dinheiro né..."
Ou aquela outra: "Eu adoraria montar uma banda, mas não tenho instrumentos..."
O jogo Se Vira ajuda nisso aí: a fazer a gente reconhecer o que tem no nosso entorno e partir deste lugar pra criar aquilo que a gente quer fazer.
Já parou pra pensar quais recursos hoje, já estão à sua disposição? O que você pode criar com o que está ai do seu lado, com o que você já tem em mãos?

Protagonismo? O que é isso?

Como você pensa na sua vida de estudo e de trabalho?
Vai para a escola primeiro e depois decide o que fazer, uma faculdade talvez, é isso?
Acha que vai trabalhar com algo que não gosta?
Pois o protagonismo é aquilo que te coloca no centro das suas decisões pessoais, e faz você pensar em boas escolhas para sua vida.
É tomar iniciativa, fazer algo, tentar!

Quais são as habilidades de um empreendedor?

A gente não vai trazer uma definição do que é empreendedorismo pra você, nós construiremos isso juntos durante a oficina a partir do que cada um já entende por empreender.

Você vai perceber jogando, e testar suas habilidades e atitudes empreendedoras!

Quem é você no rolê da sua comunidade? Quais atitudes suas mobilizam seus sonhos e seu fazer? Como você pode se virar para resolver problemas simples? Reconhecer oportunidades de negócio? Como você se vira com os recursos que tem?

Vamos jogar? www.participante.cieds.info

O que preciso para jogar?

Você precisa de um celular ou computador com acesso à internet.

O jogo possui duas fases: na primeira, você conhece a bot Ana. Ela te faz umas perguntas sobre empreendedorismo e te mostra onde você precisa se registrar.

A segunda fase é uma partida com a galera e um mediador. Uma vez que você se cadastrar, vai receber o link de acesso e o horário da para a partida online.

Vamos jogar? www.participante.cieds.info

E depois de jogar?

Você terá uma surpresa - ou uma confirmação - de que empreender é possível sim!

No Se Vira, a gente não acha que você nunca empreendeu. Já fez algo na quebrada? Ou seus pais tem um pequeno comércio? E sua avó que ainda costura no bairro?

Se surpreenda com suas próprias habilidades e o quanto elas podem te ajudar, ajudar os outros e também construir seus sonhos.

Você vai sair jogando na vida real pra tirar essa ideia da cabeça e colocá-la em prática!

Vamos jogar? www.participante.cieds.info