O QUE JÁ TÁ MUDANDO

banner-posts3

Quando se fala em tirar uma ideia do papel e colocá-la para fazer busca-se encontrar necessidades claras ou uma oportunidade de negócio, levando em consideração sempre o que tá acontecendo na sociedade. E para isso, nós podemos definir oportunidade como um problema que alguém esteja disposto a pagar para resolver. Por exemplo: quando empreendemos para resolver problemas de descarte de resíduos que geram um impacto ambiental negativo. Alguns grupos específicos, como empresas de coleta de lixo e a população de um bairro são públicos que tem interesse em pagar por essa solução. No entanto, entender conceitualmente o problema social que queremos resolver não é suficiente. Precisamos, acima de tudo, saber sentir a dor das pessoas que mais sofrem com isso. É o que chamamos de empatia – conseguir entrar na pele de alguém, se colocando no lugar dessa pessoa. Dá uma ligada nesse link, e entenda como o poder dessa tal empatia pode, muitas vezes, transformar realidades.

Além disso, sempre é muto importante saber exatamente o que busca quem for pagar melhor seu produto/serviço. Esse raciocíneo também pode ser aplicado aos empreendimentos que geram impacto social. O que essa pessoa ou organização já está fazendo para resolver o problema. É ao desvendarmos essas perguntas que vamos conseguir, de fato, enxergar um problema como uma oportunidade para empreendedor. Vem se inspirar nessas iniciativas que te ajudam a refletir em experiências que já estão acontecendo por ai.

Jogo Oasis | Instituto Elos – Leia aqui
Ashoka Brasil – Leia aqui
Startupi – Leia aqui

É importante notar, que atualmente no mundo em que vivemos, existem algumas pessoas que realmente estão fazendo diferente. Eles se utilizam das gambiarras e do improviso para solucionar velhos e novos desafios e também, em alguns casos, de tecnologias para a transformação social. Esse pessoal da Gambiologia.net traz um monte de exemplos que você pode conferir. Eles são um coletivo na qual transformam a improvisação e a arte eletrônica em obras de artefatos eletrônicos multifuncionais, esculturas e objetos decorativos.