alt marcas
Introdução
Baixar PDF

Sobre este material

Já imaginou como seria o mundo se todos(as) tivéssemos consciência total de nosso potencial e capacidade de realizar? Quantas ideias incríveis que podem solucionar problemas locais e estão só à espera de uma força, de um estímulo, de um “empurrãozinho”?

Se você está aqui, é porque deseja conhecer e talvez participar de uma rede multiplicadora (e influenciadora) de gente que pensa grande, que quer ter uma atitude protagonista e inspirar pessoas de todos os cantos a colocar suas ideias em prática, a pensar grande, a pensar junto, a pensar diferente!

Criamos este material para que seja seu aliado nessa missão: são dez temas que trabalham conteúdos sobre Empreendedorismo, Tecnologia e Impacto Social, com conceitos e atividades “mão na massa” (#comofazer). Propomos uma experiência vivencial durante todo o percurso do Pense Grande, aliando conceitos e ferramentas a desafios reais de aprender fazendo, para que o(a) jovem possa sentir na pele que está construindo a sua história e fazendo de sua comunidade um lugar melhor.

Não é necessário nem obrigatório iniciar e finalizar um tema em um único encontro. Siga respeitando o seu ritmo e o do grupo. Fique ligado(a) que muitas atividades demandam preparação anterior, planejamento e trabalho prévio, seja seu ou dos grupos que serão formados.

O que trazemos neste material para multiplicadores(as) é o resultado da história de muitas pessoas, sotaques, cheiros e cores, parceiros(as) e executores(as) ao longo do Programa que, em um trabalho de cocriação, ajudaram a sistematizar e organizar as experiências por onde o Pense Grande já passou: Vale do Jequitinhonha (MG), Santa Cruz Cabrália (BA), São Paulo (SP) e Santarém (PA).

Compartilhamos histórias reais de jovens que empreenderam a partir do Programa, contamos seus desafios e conquistas, e como encontraram oportunidades de transformação para suas vidas e de muitas pessoas!

Reprodução e uso deste material

Atribuição-Compartilha CC BY-SA
Conforme licença Creative Commons, esta obra pode ser remixada, adaptada e servir de base para outros trabalhos, mesmo para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito e que as novas criações sejam licenciadas sob termos idênticos.

Como a metodologia está organizada

A metodologia do Programa Pense Grande está organizada em dez grandes temas, além desta introdução e um glossário. Cada tema segue a seguinte estrutura:

_Tema
_Contexto (introdução ao tema)
_O que este capítulo propõe (quais as competências trabalhadas)
_Bora fazer!
_Saiba Mais
_Diário de Bordo

Tema
É o conjunto de conceitos, atividades e informações a serem trabalhados em cada “capítulo”. Os temas conversam entre si. Durante toda a formação, referenciamos conceitos e práticas que foram trabalhados em temas anteriores ou que ainda aparecerão mais para frente. Fique de olho. 😉

Contexto
Trazemos os conceitos e abordagens relativos ao tema, e como ele está ligado a outros conteúdos da formação do Programa. O contexto revela ainda a importância e o porquê de trabalharmos tais conteúdos e atividades na jornada empreendedora dos(as) jovens.

O que este capítulo propõe
São as competências e habilidades que serão trabalhadas e desenvolvidas durante as atividades e conteúdos de cada Tema. Elas estão ligadas às competências do século XXI.

Bora fazer!
A grande riqueza do Pense Grande está em sua experiência vivencial, no aprender fazendo, no “mão na massa!”. Trata-se do bloco de atividades relacionadas ao tema proposto em cada capítulo. Em alguns temas oferecemos atividades complementares, que podem ou não ser aplicadas com a turma. Isso dependerá da compreensão e absorção da mesma em relação ao que foi trabalhado até ali.

Quase todas as atividades seguem a seguinte estrutura:

_Nome da atividade;

_Objetivos da atividade: traz os propósitos específicos da atividade, o que se espera alcançar ao final de sua realização;

_Tempo estimado: é uma estimativa e sugestão de tempo para o desenvolvimento e compreensão da atividade, podendo ser adaptado de acordo com a realidade local;

_#comofazer: traz uma estrutura e sequência para a realização da atividade, mas que também podem ser adaptadas conforme as especificidades de cada turma e local;

_Dicas para aproveitar melhor a atividade:aparecem naquelas atividades que entendemos que, com algumas informações adicionais, você conseguirá extrair o melhor entendimento e resultado dos(as) participantes;

_Materiais necessários: é a relação de recursos e materiais necessários para a realização da atividade em questão;

_Saiba Mais: trata-se de uma compilação de referências sobre o tema trabalhado, com indicação de links, matérias, literatura e outras fontes que complementam o assunto em questão. Você pode transformar alguns desses conteúdos em outras atividades para a formação. Não se trata apenas de um recurso para o(a) jovem, mas também para você, multiplicador(a), se quiser se aprofundar em algum tema. ;);

_Diário de Bordo: espaço reservado para você fazer suas anotações e impressões ao longo das oficinas. É um ótimo registro para saber o que deu certo, o que pode melhorar e o que pode ser ajustado na formação.