alt marcas
Introdução
Baixar PDF

Introdução

Bem-vindo(a) ao Programa Pense Grande!

Mas o que é e por que Pense Grande?

“Pensar grande pode ser querer chegar muito longe.
Pode ser dar apenas um passo.
Pode ser mudar a sua realidade.
Pode ser transformar o mundo.
Aprender. Ou ensinar.
Grande não mede com exatidão o tamanho do sonho de um
jovem brasileiro. Grande não determina o que nós queremos
que eles queiram. Grande não quantifica.
O que é grande para você?”

Pensar grande é ir além, ser protagonista de suas escolhas, é ter um projeto de vida, é colocar as ideias em prática. Pensar grande é pensar junto, é pensar diferente, é inspirar pessoas de todos os cantos a serem empreendedoras!

Pensar grande é empreender a própria vida, é acreditar no empreendedorismo como um caminho e possibilidade concreta, é idealizar e concretizar seus sonhos. É ser um(a) agente formador(a) e fomentador(a) e assim contribuir para uma cultura empreendedora em nosso país.

É acreditar que é possível e viável resolver os maiores desafios de nossa sociedade, principalmente aqueles com maior impacto social e ambiental, por meio do empreender.

Ao pensar grande, o(a) jovem melhora sua vida e também a de quem está a sua volta. A comunidade se beneficia com os empreendimentos que surgem e, ao mesmo tempo, o(a) empreendedor(a) ganha mais autonomia e capacidade de superação.

Perguntamos a jovens empreendedores(as) o que consideram pensar grande. E o resultado, inspirador, você pode assistir
neste link:

Pensar grande é escolher um grande desafio a solucionar – que fale diretamente ao coração – e querer impactar positivamente na vida de muitas pessoas. É enxergar oportunidades onde outros(as) veem apenas problemas.

Mas, pensar grande não é esperar para começar apenas quando tiver todas as melhores condições. Não! Dá pra começar agora, já, com os recursos disponíveis. Os grandes avanços e popularização das tecnologias digitais possibilitam e facilitam muito a jornada de quem quer empreender.

Esperamos que, a partir de um contato maior com sua comunidade e com mais conhecimento sobre empreendedorismo social, o(a) jovem possa criar soluções que envolvam tecnologia digital para desafios locais, gerando impacto social e valor econômico.

O objetivo do Programa Pense Grande é difundir uma cultura de empreendedorismo de impacto social com tecnologia digital para jovens no Brasil. Acreditamos que estes três pilares juntos – Empreendedorismo, Comunidade e Tecnologia – transformam nosso mundo para melhor e apostamos nossas fichas no protagonismo da juventude nessa transformação.

Você se conecta com esse objetivo? Acredita nesses pilares? Já está com o coração batendo forte e a cabeça fervilhando? Vamos lá que essa jornada só está começando!

História do Pense Grande

Desde 2013, o Programa Pense Grande atua em várias frentes para o fomento da cultura empreendedora, formando, apoiando e fortalecendo jovens empreendedores(as) e seus empreendimentos em diversos territórios pelo Brasil.

As formações começaram em Santarém (PA), São Paulo (SP) e Santa Cruz Cabrália (BA), trazendo uma grande diversidade de territórios, perfis, vocações e realidades para o Programa.

Desde o início, o Pense Grande – que antes se chamava Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE) – estabeleceu parcerias com organizações sociais que já trabalhavam com jovens dos territórios e teve a preocupação de valorizar as potencialidades de cada local e parceiro para uma construção conjunta da formação. A partir de 2015, o território do Vale do Jequitinhonha (MG) passou a integrar a iniciativa. Em 2016, iniciou-se uma frente de ação para jovens estudantes de ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) na cidade de São Paulo.

O Programa Pense Grande possui também outras estratégias de atuação, além de formar jovens:

_Apoiar: processo de incubação de empreendimentos sociais, que dura dez meses, por meio de assessorias regulares e personalizadas, mentorias, imersões presenciais e apoio financeiro.
_Fortalecer: faz alianças com organizações e iniciativas estratégicas para o ecossistema de empreendedorismo social no Brasil.

Números Pense Grande até 2017

_+43.100 jovens mobilizados(as) para o desenvolvimento
de atitude mais empreendedora ;

_Cerca de 10.400 jovens formados(as) na metodologia
Pense Grande;

_45 empreendimentos incubados e 120 jovens apoiados(as) em seus empreendimentos.