alt marcas
O indivíduo

Contexto

Empreender, no Pense Grande, é criar soluções viáveis para problemas reais. É gerar novos modelos de negócios que darão origem às iniciativas inovadoras.

Ser jovem não é moleza… São inúmeras sensações, hormônios borbulhando, algumas certezas e muitas dúvidas. Os relacionamentos vão ficando mais complexos, é preciso lidar com a família, com a escola, com os amigos, com o dinheiro e com uma infinidade de coisas. Tudo ao mesmo tempo agora!
É um momento de decisões importantes:

“O que você quer ser quando crescer?”

Até parece fácil responder uma pergunta dessas, né? Alguns já podem ter decidido o que desejam: ter um emprego formal, ter uma formação acadêmica, ter seu próprio negócio etc., mas muitos jovens passam boa parte da vida tentando descobrir a resposta…

Um(a) jovem de 15 ou 29 anos vive momentos e escolhas bem distintos, como: continuar na escola, terminar o Ensino Médio, passar no Enem, escolher uma faculdade, fazer um curso, pagar as contas, começar a trabalhar, entre tantos outros caminhos.

É também uma fase de muita potência e desejo de experimentar um monte de coisas. Nesse sentido, o Pense Grande quer que esses(as) jovens sejam protagonistas de suas vidas e conscientes de suas escolhas, estimulando-os(as) a terem uma atitude empreendedora e ir além. Com uma postura ativa, o(a) jovem pode se engajar em um empreendimento com impacto social que pode ajudar suas comunidades. Não é demais!? 😉

Antes de falarmos de empreendimento, negócio e afins, vamos olhar quem é esse(a) jovem: Quais são seus talentos, seus saberes e sua história? Qual seu momento de vida? Como se enxerga?

O Pense Grande vai ajudá-lo(a) a descobrir quem já é, quais são seus interesses, como elaborar um projeto de vida e concretizar seus objetivos.

A partir desse desafio, ele(a) mapeará quem são as pessoas que poderão apoiá-lo(a) nessa jornada empreendedora, construindo uma rede de apoio muito importante para seus objetivos.

A autodescoberta é o primeiro grande passo na jornada Pense Grande. Vamos nessa?

O que este capítulo propõe:

_Valorizar sua história de vida;
_Estabelecer conexão consigo;
_Revelar suas potências, exercitar sua autoimagem (presente e futuro) – despertar para uma autodescoberta;
_Identificar quais são seus reais interesses e quais talentos que possui – potencializar uma eventual trajetória empreendedora;
_Mapear quem são as pessoas que poderão ajudá-lo(a) nessa jornada empreendedora – construir uma rede de apoio;
_Elaborar um projeto de vida – ter um planejamento de vida que identifique os objetivos e passos a serem dados para concretizá-los.