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Oportunidade
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Contexto

Chegamos ao Tema 4, em mais um passo da nossa jornada empreendedora. O tema anterior trouxe desafios importantes após uma imersão na comunidade. Com um olhar mais atento e investigativo ao que (e a quem) está à nossa volta, esses desafios e problemas poderão ser superados com a atitude dos nossos empreendedores!

Nessa saída a campo, que chamaremos de “viagem”, os(as) jovens conversaram com pessoas e caminharam por ruas, avenidas, estradas, campos, casas e afins para enxergar e sentir, de forma geral, os desafios das localidades. Idealizaram também a “comunidade dos sonhos”, ou aquilo que eles(as) desejam para si e para quem está ao redor.

O que propomos agora é um aprofundamento no que foi observado na “viagem”: vamos focar, com uma espécie de lupa, nos desafios mapeados e encontrar neles as oportunidades para empreendimentos inovadores. E são esses empreendimentos que vamos construir e concretizar até o final da formação do Pense Grande. É a ideia que sai da cabeça, passa para o papel e depois se torna realidade – e isso é muito grande!

Quando falamos em oportunidades, lembramos que, na história do Pense Grande, alguns empreendimentos de sucesso nasceram de problemas sentidos na pele pelos(as) próprios(as) empreendedores(as) ou sentidos por um público que eles(as) se dedicaram a entender mais a fundo.

Trazemos alguns exemplos de empreendimentos que marcaram o programa até aqui. Vamos conhecê-los?

Tantas histórias boas, hein? Neste Tema 4, além de aprofundarmos os desafios identificados no tema anterior, veremos a importância da empatia para o negócio e para desenvolver uma atitude empreendedora na vida.

Ao longo dos encontros, procuramos estimular sempre a troca entre os(as) jovens – saberes, escutas, falas, atenção ao outro. Empatia tem a ver com o outro e com nós mesmos.

Com isso, vamos fazer um mergulho e descobrir uma necessidade/problema real de um cliente real.

Animado, animada?

O que este capítulo propõe:

_Descobrir oportunidades de empreender a partir de desafios concretos;
_Identificar as pessoas e instituições ligadas e impactadas pelo desafio (Mapa de Atores);
_O que é Empatia e por que é importante para o negócio (e vida empreendedora);
_Como descobrir uma necessidade real de um cliente real;
_Como aplicar a empatia ao negócio (Mapa de Empatia);
_Descobrir oportunidades a partir de uma necessidade concreta.

Bora fazer!