alt marcas
Próximos passos
Baixar PDF

Contexto

“Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz.”

Abrimos o décimo e último tema da Formação Pense Grande com esses versos de “Tocando em Frente”, composta por Almir Sater e Renato Teixeira.

Essa canção já nasceu clássica e, de acordo com Renato, em entrevista ao blog Terra de Gigantes (disponível em https://goo.gl/KZNVkP), veio de uma “inspiração de felicidade”: “A música fala do aprendizado ao percorrer uma vida e que cada um tem o necessário pra poder ser feliz, de saber que é capaz de ’compor sua história’, sabendo dos percalços da vida, de saber quando deve entrar e sair de cena. A gente fica mais velho, mas com mais capacidade de ser feliz, ao ver e compreender o mundo e com isso tocar a vida em frente e ter o dom de ser feliz”.

Fazer o que gosta é um dos grandes segredos para se viver bem, fazer o que acredita é essencial para um(a) empreendedor(a). Pensar grande é ser feliz com suas escolhas; é acreditar e batalhar por seus sonhos; é não desistir diante de uma dificuldade; é persistir, sacudir a poeira, levantar e seguir em frente.

O título deste tema é uma (boa) provocação. E agora, o que os(as) jovens podem fazer com seus empreendimentos? O que fazem com o que aprenderam e vivenciaram durante o Pense Grande?

Foram diversos encontros, muitas trocas de informações e aprendizado em conjunto: amizades e times se formaram, ideias saíram do papel, tomaram forma e ganharam as ruas – transformaram uma necessidade em desafio e a solução desse desafio em um empreendimento, que foi colocado à prova.

O pitch não representa o final do empreendimento… Trata-se apenas do encerramento dessa etapa de formação. O que veremos neste último tema são as possibilidades de continuidade do empreendimento depois da Formação Pense Grande: como se conectar a outros negócios, encontrar apoio entre investidores(as), parceiros(as) e outras redes.
No Programa Pense Grande, o apoio aos empreendimentos acontece em dois projetos: Incubação – que seleciona e apoia jovens empreendedores(as) sociais por dez meses com capacitação, rede de contatos e Capital Semente – e o Ecossistema, que apoia instituições e iniciativas que atuam com empreendedorismo de impacto social pelo Brasil.

Dessa maneira, o Pense Grande atua em várias frentes para o fomento e difusão da cultura do empreendedorismo social com o uso de tecnologias digitais no Brasil, pois mobiliza, forma, apoia e fortalece empreendimentos e empreendedores(as).

Quer saber mais? Acesse http://fundacaotelefonica.org.br/projetos/pense-grande e confira informações sobre empreendedorismo social jovem em nosso país e como os empreendimentos surgidos na Formação Pense Grande podem se conectar com essa rede.

Esperamos que essa formação tenha contribuído com uma nova perspectiva para a vida de cada jovem que participou, um novo horizonte que potencializa seus saberes e vontades, que leve adiante não somente seu empreendimento mas, também, uma atitude mais empreendedora para qualquer situação.

Foi uma grande e fantástica jornada! Estamos muito felizes de você estar junto(a) conosco nesta caminhada e esperamos que continue levando o Pense Grande para muitos(as) outros(as) jovens!

Recomendamos que as atividades propostas neste tema sejam feitas com a turma toda reunida. É uma maneira de realizar o encerramento da formação e dizer um “Até breve!” para os times. =)

Como diria Geraldo Vandré em “Para não dizer que não falei das flores”:

“Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Vambora!

O que este capítulo propõe:

_Mostrar maneiras de conectar o empreendimento com outros(as) empreendedores(as) e atores do ecossistema;
_Identificar as redes de apoio que podem ajudar o empreendimento;
_Demonstrar como conseguir investimento e outros recursos para dar continuidade ao empreendimento.