alt marcas

Próximos Passos | Mantendo a cabeça em dia e a mão na massa!

Baixar PDF

Atividade 3:

Tempo Estimado

1h

Materiais
Necessários

apresentar outras possibilidades para que os(as) jovens continuem aprendendo sobre empreendedorismo e adquirindo conhecimentos importantes para sua jornada empreendedora.

#comofazer:

A_Apresente à turma os tópicos abaixo e peça para que os(as) jovens se agrupem pelos temas que têm mais interesse em se aprofundar e estudar, focados nas necessidades de seus negócios.

Os tópicos são:

_Aprender Fazendo (fabricação digital, fablabs, makerspaces);
_Aprender a Programar (programação);
_Aprender mais sobre Gambiarras
(faça você mesmo, DYI, cultura maker);
_Aprender mais sobre Arduíno
(protótipo, programação aplicada, robótica, eletrônica);
_Aprender mais sobre Startups, Empreendedorismo e Inovação.

B_Depois dos grupos formados a partir dos tópicos, distribua os links e referências abaixo, de acordo com as escolhas específicas de cada grupo para que pesquisem e definam suas trilhas de aprendizado.

Existem diversas opções para que os(as) jovens complementem o aprendizado nos temas vistos no Pense Grande. Separamos algumas oportunidades interessantes para a continuidade dessa jornada.

Aprender fazendo

Fab Lab: Presente em diversos pontos na cidade de São Paulo, oferece uma série de oficinas e cursos gratuitos sobre temas como programação, robótica, marcenaria, prototipação digital, entre outros; além de seus espaços servirem também como coworkings.
Acesse: http://fablablivresp.art.br/

Garoa hacker Clube: Os projetos e eventos do Garoa são gratuitos e abertos ao público; e os temas mais trabalhados são Programação e Arduíno. Fica situado na cidade de São Paulo.
Acesse: https://garoa.net.br/

RedBull Station: O espaço, localizado no centro de São Paulo, foca em projetos que envolvem música, arte multimídia e urban thinking (“pensamento urbano”, em inglês), oferecendo várias atividades gratuitas e abertas ao público. Abriga ainda o RedBull Basement, uma plataforma de produção, pesquisa e difusão de soluções criativas e colaborativas com o uso de tecnologia, incluindo um makerspace com equipamentos.
Acesse: http://www.redbullstation.com.br

PandoraLab: Empresa que agrega e-commerce de peças, objetos e ferramentas para makers com cursos e tutoriais.
Acesse: https://pandoralab.com.br/

Outros makerspaces e hackerspaces: Lista com makerspaces em várias cidades, distribuídas nos estados de Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
Acesse: https://goo.gl/pLuPkr

Lista com fab labs em várias cidades, nos estados de Bahia, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal.
Acesse: https://goo.gl/M8tGVi

Aprender a programar

Programaê (Fundação Telefônica Vivo e Fundação Lemann): O Programaê é um movimento que aproxima a programação do cotidiano de jovens de todo o Brasil. Em sua plataforma, você pode aprender e ensinar.
Acesse: http://programae.org.br

Codecademy: Oferece cursos gratuitos em diversas linguagens de programação. Em inglês.
Acesse: https://www.codecademy.com/pt

Arduino Brasil: Canal que oferece extenso material sobre Arduíno, destacando os conteúdos em linguagem de programação. Vale a pena conhecer.
Acesse: https://www.youtube.com/user/arduinobrasil

Lembra-se do que vimos no tema Tecnologia & Empreendedorismo, em especial, quando trouxemos conceitos como a gambiarra e a cultura maker? Ampliaremos um pouco mais as referências daquele capítulo, abordando temas como Arduíno, Eletrônica e o #comofazer para artefatos com o uso de diferentes tecnologias.
Aprender mais sobre gambiarra

Coletivo Gambiologia (MG), parceiro do Pense Grande: O coletivo é uma plataforma criativa que produz exposições, cursos e oficinas sobre gambiarras, tecnologia e arte.

Acesse: http://www.gambiologia.net/blog/

Trazemos duas videoaulas que são exemplos dessa “ciência da gambiarra”:
_Como construir uma lanterninha a partir de um tubo de M&M´s, disponível em https://goo.gl/6u6piD

_Como “ressuscitar” lâmpadas queimadas, disponível em https://goo.gl/9EbzE7

Professor Phardal: Videoaulas bastante didáticas e simples sobre experiências científicas e eletrônicas, além de jogos educativos.
Acesse: https://www.youtube.com/user/professorphardal

Leandro Fellipe: Youtuber com mais de 600 mil inscritos em seu canal, que ensina a arte da gambiarra.
Acesse: https://www.youtube.com/user/LeandroFelipe145

Navarro Eletrônica: Seus conteúdos têm foco no ensino da Eletrônica, com tutoriais simples e os primeiros passos nesse universo.
Acesse: https://goo.gl/nXgv5i

El profe García: Em espanhol, o professor Marlon Nardi ensina projetos de Robótica, Eletrônica, Sistemas e Tecnologia de forma divertida.
Acesse: https://goo.gl/6cPP8d

Aprender mais sobre Arduíno

Arduíno é uma ferramenta flexível e tecnológica, fácil de usar e de baixo custo. É utilizada para que as pessoas aprendam sobre Tecnologia, criem artefatos tecnológicos simples e desenvolvam protótipos.

Curso básico de Arduíno: Série de cinco videoaulas do canal All Eletronics sobre Arduíno e como programá-lo.
Acesse: https://goo.gl/SXxR1x

Laboratório de Garagem: Uma das comunidades mais antigas do Brasil sobre projetos em Eletrônica, Arduíno e Tecnologia Independente.
Acesse o site: http://labdegaragem.com/
Acesse o canal do YouTube: https://goo.gl/RtdGbR

RoboCore: Canal do YouTube que aborda e busca difundir Robótica e Automação.
Acesse: https://goo.gl/qNcCBF

ArduinoLivre: Canal com uma série de videoaulas de projetos em Arduíno com Aplicativos, utilizando o AppInventor.
Acesse: https://goo.gl/uz6qMi

Aprender mais sobre Startups, Empreendedorismo e Inovação

Endeavor: Ao longo da formação trouxemos vários conteúdos produzidos pela Endeavor, organização global que realiza uma série de ações e produz conteúdos para o fomento do empreendedorismo no Brasil. Entre seus conteúdos, temos os cursos online, por exemplo, “Como medir o impacto social do seu negócio”.
Acesse: https://endeavor.org.br/cursos/

EAD Sebrae: Nos cursos a distância e gratuitos do Sebrae, é possível aprender tudo para abrir uma empresa, além de técnicas de venda e gestão do negócio.
Acesse: https://ead.sebrae.com.br/

Curso NEU (Núcleo de Empreendedorismo da USP): Curso online em videoaulas no YouTube sobre criação de startups, juntando parte teórica e prática, a partir de aprendizados do mercado brasileiro.
Acesse: http://www.uspempreende.org/curso_startups/

Veduca: Plataforma de cursos online, com uma série de temáticas, como, por exemplo, Gestão da Inovação. São gratuitos e, se quiser o certificado após a conclusão do curso, paga-se uma taxa com valor acessível. Fique ligado no prazo para o pedido do certificado que costuma ser no decorrer do curso.
Acesse: http://veduca.org

Descola: Escola de inovação online que traz cursos de temas variados relacionados aos negócios, criatividade e tecnologia. A trilha de negócios pode ser bem interessante aos empreendimentos.
Acesse: https://descola.org/