alt marcas

Próximos Passos | Aqui, lá e em todo lugar

Baixar PDF

Atividade 2:

Tempo Estimado

1h

Materiais
Necessários

identificar locais que ofereçam estrutura física e outros recursos para os times continuarem o desenvolvimento de seus empreendimentos.

“Aqui, lá e em todo lugar” é a tradução para “Here, There and Everywhere”, canção composta pelos Beatles para seu álbum “Revolver”, de 1966.

Você já ouviu falar em espaços de coworking? São espaços que oferecem estrutura física compartilhada com outras pessoas e empresas, disponibilizando mesas, salas para reuniões, internet e até aquele café indispensável. Por ser compartilhado, seu custo acaba sendo bem menor do que o aluguel de um escritório, por exemplo, em que você arca não só com o aluguel, mas com outras despesas, como luz, água, telefonia, etc.

Entretanto, não é só a estrutura física: são locais por onde transitam muitos(as) empreendedores(as), startups e pessoas interessadas em desenvolver e apoiar novas ideias. Em muitos desses locais acontecem eventos que, além de promover novos conteúdos e formação aos empreendedores, aproximam os negócios de investidores(as).

#comofazer:

A_Com o término da formação, os times podem (ou não) ter a necessidade de usar um espaço físico para continuar o desenvolvimento de seus empreendimentos. Mais do que um local para se reunir, é recomendável estabelecer e ampliar o contato com outros(as) empreendedores(as). Isso fará o empreendimentos ser conhecido, se desenvolver e se aproximar de pessoas interessadas em investir no negócio.

Os coworkings crescem a cada dia no Brasil. Esses espaços podem ser privados ou públicos, pagos ou gratuitos. Vale instigar os(as) jovens a pesquisarem se existe algum em sua cidade ou comunidade. Ótimas fontes para essa pesquisa são os sites: https://coworkingbrasil.org e https://www.interualla.co/

Listamos alguns coworkings gratuitos:

Google Campus São Paulo: O Campus São Paulo é um espaço onde empreendedores(as) se conectam, aprendem e desenvolvem startups, estimulando o crescimento da comunidade empreendedora.
Acesse: https://www.campus.co/sao-paulo/pt

FIAP Coworking: Em parceria com a Singularity University, o espaço localizado na cidade de São Paulo pode ser utilizado gratuitamente, mediante agendamento prévio.
Acesse: https://www.fiap.com.br/coworking

Sesc: Com unidades espalhadas por todo estado de São Paulo, o Sesc oferece mesas e wi-fi gratuito àqueles que querem um lugar para trabalhar.
Acesse: http://www.sescsp.org.br/

Solve Campus: Coworking situado em um casarão antigo na cidade de Poços de Caldas (MG), que oferece espaço aberto ao público, internet e energia, além de consultorias e capacitação comercial.
Acesse: https://goo.gl/JQXdAq

Biblioteca Veiga de Almeida: Biblioteca localizada no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Após o cadastro, o espaço da biblioteca, que conta com mesas individuais e de reuniões, é liberado. Também oferece wi-fi gratuito e fica ao lado do metrô.
Acesse: https://www.uva.br/biblioteca

Espaço Coworking Pantanal Shopping: Primeiro coworking público de Cuiabá, o local é situado dentro desse shopping e oferece tomadas, wi-fi gratuito e espaço físico para até oito pessoas, todos os dias da semana.
Acesse: https://goo.gl/sHMFXz

B_Mesmo se não existir algum espaço desse tipo em sua cidade, incentive as equipes a juntarem-se a outros grupos ou coletivos, buscarem espaços – como: bibliotecas, cafés, livrarias, associações, igrejas ou até a casa de algum(a) conhecido(a) – que tenham estrutura mínima para trabalhar. Pode até ser formado um coletivo com os empreendimentos que foram criados na Formação do Pense Grande! Vale a criatividade e vontade de continuar empreendendo! 😉