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Prova da Solução | Vender e coçar… é só começar!

Atividade complementar 1:

Tempo Estimado

não há um tempo estimado, são dicas a serem incorporadas, quando necessário, nas assessorias.

Materiais
Necessários

apresentar questões básicas e fundamentais sobre vendas para apoiar os times na execução do MVP e nas futuras vendas de seus produtos ou serviços.

Alternativa e/ou complemento para: Atividade 2.

#comofazer:

Assim como na atividade anterior, não temos aqui um passo a passo muito definido, mas, sim, orientações gerais que ajudam os times na venda de seus negócios, inclusive durante o MVP.

Etapa 1: Por onde começar a vender? Como distribuir?
Os times devem planejar e definir quais serão os canais de venda que serão testados. Para isso, peça para retomarem os “Canvas” e revisarem os canais listados. (Atividade 4 – Tema “Modelo de Negócio”).

Ao revisarem os canais de vendas, as equipes devem se perguntar:

_“Como os(as) clientes ficarão sabendo que o produto
ou o serviço existe?”
_“As vendas serão presenciais ou online?”
_“Em que local o(a) cliente poderá adquirir o produto
ou o serviço?”
_“Como o produto ou serviço vai chegar ao(à) cliente?”

Etapa 2: Quanto vai custar vender e distribuir?
Os(as) empreendedores(as) precisam estar atentos(as) e levantar todos os custos relacionados às vendas – divulgação e materiais de comunicação; produção; distribuição; deslocamento para reuniões de vendas; e ações de relacionamento com os(as) clientes –, visto que estes precisam estar equilibrados e condizentes com os recursos das equipes e as expectativas de receitas. Do contrário, é prejuízo na certa!

Vender um serviço ou produto com valor abaixo do custo de se gerar e entregar a proposta de valor compromete a continuidade do empreendimento e sua sustentabilidade financeira. Porém, vender acima do que o(a) cliente pode pagar ou percebe como valor adequado também é uma ameaça ao negócio, pois pode afastar as vendas. O jeito é ir testando e refinando as hipóteses em relação ao preço, receitas e custos.

Etapa 3: Como controlar as vendas e o relacionamento com os(as) clientes?
Ao ir para a rua (ou a Internet) com a finalidade de vender o produto ou serviço, é possível, de forma simples e rápida, organizar o que foi vendido. Para isso, os(as) empreendedores(as) podem criar uma planilha e manter as informações de seus(suas) clientes e vendas.

Também, é preciso manter e gerenciar o relacionamento com os(as) clientes – do momento que entrou em contato com o negócio até o pós-venda. É o que chamamos de gerenciamento de relacionamento com o(a) cliente, mais conhecido pela sigla CRM (Customer Relationship Management, em inglês).

Para gerenciar o relacionamento com os(as) clientes, é necessário levantar algumas informações básicas deles(as) como, por exemplo: nome, organização, contatos (telefones, e-mail), status do pedido, próximos passos (que ação tomar) etc. Essas informações variam de acordo com cada empreendimento.