alt marcas

Prova da Solução | Vai testar o quê?

Atividade 1:

Tempo Estimado

Varia conforme a equipe, mas sugerimos que os encontros com as equipes (assessorias) não ultrapassem 1 hora de duração.

Materiais
Necessários

definir e selecionar as hipóteses a serem testadas no MVP.

#comofazer:

A_O primeiro passo é pedir para as equipes voltarem a seu Canvas e analisarem o lado direito, a fim de escolher hipóteses para o MVP. Assim, as hipóteses terão uma fonte além das ideias dos integrantes da equipe.

Lembra-se do que temos no lado direito do Canvas?

_Proposta de Valor;
_Segmentos de Clientes;
_Canais de Relacionamento;
_Relacionamento com Clientes;
_Fontes de Receita.

B_Os times devem fazer uma lista com as hipóteses que gostariam de testar no MVP, priorizando aquelas mais fundamentais e críticas para a continuidade do negócio.

A proposta de valor é, sem dúvida, uma das hipóteses mais importantes a ser validada. Ainda que as equipes tenham passado pelo Teste Fumaça e as entrevistas com potenciais clientes, é preciso checar se, de fato, aquilo que foi eleito pelos times tem aderência como negócio. O MVP, nesse caso, testará com o mercado se a maneira que querem resolver o desafio (ou problema) dá certo.

Porém, é possível (e necessário) testar diferentes hipóteses, e não apenas uma única.

Para ficar mais claro, vamos retomar o exemplo do Embarcar, empreendimento criado durante a formação Pense Grande em Santarém, no Pará, que usamos no tema “Modelo de Negócio”:

O desafio identificado foi a falta de informação sobre as viagens de barcos de transporte de passageiros na Região Amazônica. Essas são algumas hipóteses relacionadas à solução que poderiam ser testadas:

_Se as informações sobre viagens de barcos de passageiros estivessem concentradas e acessíveis, mais viagens de barco aconteceriam, o que geraria mais atividade comercial
e turística na região.
_O melhor meio de disponibilizar essas informações é o online.
_Os(As) potenciais clientes, inclusive as comunidades ribeirinhas, têm smartphones.
_Os(As) potenciais clientes estão dispostos(as) a pagar
para baixar o aplicativo.

C_As equipes devem definir os objetivos ao testarem cada hipótese, ou seja, o que querem descobrir ao realizar o teste e como isso vai impactar e direcionar o desenvolvimento do empreendimento.

Sugerimos organizar essas informações em uma planilha eletrônica. Se não for possível, peça para os times desenharem uma tabela em cartolina ou flipchart, preencherem as informações em post-its e colarem na tabela. A ideia é possibilitar que as informações sejam atualizadas à medida que o MVP vai se desenvolvendo.

Voltando ao exemplo do Embarcar, o grupo poderia ter chegado a uma tabela como essa:

O MVP deve ser capaz de validar as hipóteses, mesmo que não valide a ideia da solução como um todo, apesar de ser o ideal a ser buscado.

Ficou claro? Esperamos que sim. 🙂