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Prova da Solução | Testando… 1, 2, 3… testando!

Atividade 2:

Tempo Estimado

Varia conforme a equipe, mas sugerimos que os encontros com as equipes (assessorias) não ultrapassem 1 hora de duração.

Materiais
Necessários

definir a(s) estratégia(s) a serem utilizadas para executar o MVP, a fim de validar ou refutar as hipóteses levantadas na atividade anterior e refinar o modelo de negócio.

#comofazer:

Conforme dissemos acima, esta atividade não tem um tempo específico, ela varia de equipe para equipe. Porém, é preciso que o MVP tenha sido testado ao menos uma vez antes do pitch – o próximo tema que trataremos nesta formação.

A_Considerando as hipóteses levantadas e seus objetivos correspondentes, peça para que cada equipe defina qual e como será seu protótipo.

Lembre-se que o protótipo é a versão mais simples e enxuta possível do produto ou serviço, mas que ainda entrega valor para o(a) potencial cliente e resolve, pelo menos em parte, o desafio escolhido pela equipe.

No caso do Embarcar, poderíamos ter algumas opções de MVPs:

Por exemplo, para testar a hipótese de que a oferta organizada de informações sobre as viagens de barco faz com que as pessoas viajem mais, os(as) empreendedores(as) poderiam preparar um teste analógico: levantar os horários e destinos de cada barco; organizar essa informação e montar uma barraquinha no cais do Porto de Santarém (PA) com uma placa “Informação sobre chegadas e saídas dos barcos”, para checar o interesse dessas pessoas.

Independentemente de ser um protótipo de produto ou serviço – online ou off-line – é possível desenvolvê-lo inicialmente de maneira analógica. Por exemplo: um aplicativo pode ser primeiramente desenhando no papel, tela por tela. Porém, ainda recomendamos que os times utilizem recursos digitais variados para sua produção. Vale lembrar: a dica é investir pouco tempo e recursos, principalmente dinheiro, nessa fase do protótipo.

Caso o negócio seja um serviço, o MVP pode envolver a realização de um evento, criação de material de divulgação, reuniões de venda, entre outros. Caso seja um produto, o MVP pode demandar um investimento maior na criação da experiência da solução ou do protótipo material.

Dicas para melhor aproveitar a atividade:
A_Sabia que é possível criar um aplicativo mesmo não sabendo programar? Isso pode acontecer graças a aplicações como o App Inventor. Saiba mais acessando a plataforma, em inglês, MIT App Inventor (https://goo.gl/ATYmeG). E leia este artigo da Wikipédia: https://goo.gl/UCsToi

B_Um canal de atendimento e vendas pode ser simulado por vários meios acessíveis, como WhatsApp, telefone, SMS, Messenger, página do Facebook etc.

C_É possível construir um site de forma bem simples e rápida, por exemplo, utilizando o Wix (https://pt.wix.com) ou o Google Sites (https://sites.google.com/new).

B_Depois de definir qual a estratégia a ser seguida, as equipes têm o desafio de planejar como vão executar o MVP.

A implementação do protótipo requer um planejamento. Uma sugestão para organizar é definir:

_O que: a relação das atividades a serem executadas;

_Quando: quanto tempo vai durar e o cronograma com datas e horários. É preciso prever também as próximas reuniões de planejamento para que a equipe siga discutindo os avanços ou os possíveis problemas na execução do MVP;

_Quem: o nome das pessoas responsáveis por cada atividade, segundo a divisão de tarefas feita conforme o interesse e o perfil de cada pessoa;

_Quanto: os recursos/investimentos necessários.

É importante que a cada encontro de planejamento, alguém faça um relato das decisões que estão sendo tomadas e depois compartilhe com a equipe, para que os combinados fiquem sempre disponíveis e claros para todos(as).

Existe a possibilidade das equipes contarem com o apoio de outras pessoas para auxiliarem nessas tarefas, se for necessário. Por exemplo: chamar alguns(mas) voluntários(as) para ajudar na organização de algum evento, pedir ajuda a um(a) amigo(a) para melhorar a landing page ou campanha de divulgação.

No Saiba Mais trazemos alguns conceitos básicos e importantes sobre gestão de projetos, que podem ajudar muito no planejamento do MVP. Fique ligado(a)! 😉

C_Os times podem executar uma ou várias rodadas de testes do protótipo até chegarem ao ponto de validar ou refutar as hipóteses levantadas. Reforce com os times a importância de sempre anotarem e registrarem todas as informações e resultados da execução dos testes. Certamente vários aprendizados valiosos sairão dessa experiência.