alt marcas

Prova da Oportunidade | Criando uma marca para seu empreendimento

Atividade 2:

Tempo Estimado

2h

Materiais
Necessários

Desenvolver uma marca simples para os empreendimentos a partir da proposta de valor de cada equipe.

Os objetivos desta atividade são muito parecidos com os da Atividade #1 deste tema, porém, as equipes devem olhar para a proposta de valor construída no tema anterior –  definidos na “Vamô, time!” (Atividade 2- tema “Equipe”), quando consolidaram a ideia para a solução de seus respectivos desafios. É importante revisitarem seus Canvas.

Ao final da atividade, as equipes terão:

_Uma marca simples (identidade visual) construída para o negócio contendo o nome do negócio e sua logomarca;
_Três benefícios que esse produto (ou serviço) traz ao cliente;

#comofazer:

A_Peça às equipes retomarem seus empreendimentos e os materiais que já foram produzidos, principalmente o Canvas feito em “Organizando o negócio (Canvas) – (Atividade 4- tema “Modelo de Negócio” ) e o “Círculo Dourado” (Atividade 2- tema “Modelo de Negócio”).

B_Os times têm a missão de criar uma marca simples (e logo) para seus empreendimentos.

Para ajudá-los(as), existem sites gratuitos e específicos para a criação de marcas simples que disponibilizam tipografias, ícones, esquema de cores e outros elementos gráficos já pré-definidos, e ainda categorizados por temas como Meio Ambiente, Esportes, Saúde etc.

Isso é uma grande mão na roda para quem não tem recursos financeiros disponíveis para investir nesse momento. #ficaadica

C_Após criarem a marca e o logo, peça para pensarem em três benefícios para seus empreendimentos (produto ou serviço). 😛

D_Os times apresentarão, em até cinco minutos, suas marcas, logos e os benefícios que seus empreendimentos oferecem. É importante que explicitem, de maneira clara e objetiva, suas escolhas e o caminho que fizeram para chegar às marcas e suas principais características.

Como multiplicador(a), você pode lançar algumas perguntas aos times após cada apresentação:

_“Como foi o processo de criação da marca para a equipe?
O que descobriram neste percurso?”
_“Como chegaram à marca? Qual foi o ponto de partida?
Se espelharam em alguma referência para criá-la?”
_“Como a proposta de valor da marca está representada
nos benefícios? Por quê?”

Dicas para melhor aproveitar a atividade:
A_É possível que os times peçam apoio para pessoas externas que tenham maior conhecimento sobre criação de marca e topem apoiá-los(as) nesta fase do empreendimento. Lembrem-se do segmento “Parcerias” do Canvas ou do Mapa de Atores.