alt marcas

Oportunidade | Mapa de Atores

Baixar PDF

Atividade 2:

Tempo Estimado

40 min

Materiais
Necessários

identificar os principais atores (pessoas e instituições) que estão relacionados aos desafios de cada jovem e às possíveis futuras soluções e empreendimentos.

Esta atividade foi desenvolvida pela Impact Hub, parceira do Programa Pense Grande em São Paulo.

Seja no corpo humano, em uma empresa, em uma organização ou no governo de um país, as partes envolvidas estão interligadas e se influenciam mútua e diretamente. É um sistema. Com um empreendimento não é diferente!

Além dos usuários diretos e clientes do produto ou serviço, há todo um universo de pessoas e organizações que se relacionam com o empreendimento, que são impactados por ele e podem influenciar as decisões que são tomadas. Essas partes interessadas são chamadas de atores (ou “stakeholders”, em inglês).

É uma responsabilidade do(a) empreendedor(a) mapear os atores e entender como cada um deles influencia e é influenciado por seu empreendimento. Além disso, é também uma questão estratégica: ficar de olho nos interesses desses atores pode antecipar problemas, adiantar e fortalecer soluções.

#comofazer:

A_Inicie a atividade com uma breve explicação do que são os atores de um empreendimento/projeto. Para isso, você pode se inspirar na explicação acima.

B_Cada jovem receberá a folha com o Mapa de Atores para preencher, de acordo com as explicações abaixo. O objetivo é criar um mapa que identifique e represente os diversos atores ligados ao desafio escolhido.

No Mapa, o “Coração” é representado pelas pessoas e/ou grupos afetados pelo desafio, aqueles que serão mais beneficiados diretamente ou têm interesse em contribuir para a solução do problema.

Essas pessoas são muito especiais, pois muito provavelmente serão seus usuários/clientes/público-alvo do seu futuro empreendimento!

_Em “Atores Diretos”, o(a) jovem deve identificar quem são as pessoas que estão imediatamente ligadas ao desafio ou impactadas por ele. Os atores diretos têm também a capacidade de influenciar sua futura ideia, de mobilizar outros atores a favor (ou contra) ela.

_Em “Atores Indiretos”, cada jovem vai identificar aqueles que não estão relacionados de imediato ou mais diretamente ao desafio, mas podem ser necessários em parceiras futuras para ajudar a solucioná-lo.

C_Peça aos(às) jovens que preencham cada ator identificado em um post-it separado e colem no respectivo campo na folha do Mapa de Atores. Os post-its permitem incluir e retirar os atores quando necessário.

Para cada ator levantado, o(a) jovem deve responder às seguintes questões:

1_Que contribuição este ator pode trazer para resolver o desafio?
2_Em que medida está disposto a ajudar?
3_Qual influência ele tem?
4_Qual a sua relevância e impacto no desafio?

É importante que os(as) jovens registrem os principais pontos observados, porque isso poderá ser usado durante os próximos encontros da formação. Ao final, cada pessoa terá um mapa parecido com este exemplo:

D_Peça para os(as) jovens se organizarem em duplas e apresentarem, uns para os outros, o Mapa produzido. Cada pessoa terá 10 minutos para falar e receber feedbacks de sua dupla, depois os papéis se invertem. Quem ouviu, apresentará seu Mapa e receberá os feedbacks do outro(a).

Incentive que os(as) jovens contribuam com sua dupla apontando possíveis entraves (por exemplo, desconhecer ou não ter contato com algum ator importante mapeado) e fortalezas (ter grande proximidade, conhecimento e relação com alguns dos atores mapeados).

Isso ajudará os(as) jovens a definirem seu público-alvo, localizado no coração do Mapa. Ele poderá ser revisitado posteriormente, sempre que necessário.