alt marcas

Oportunidade | Desafio ou oportunidade?

Baixar PDF

Atividade 1:

Tempo Estimado

40 min

Materiais
Necessários

reunir informações para compreender, com mais clareza, os desafios levantados e encontrar evidências para a escolha do desafio de cada jovem. Mostrar para o(a) jovem que em cada desafio da comunidade pode haver uma oportunidade de empreender.

Importante: A partir deste momento, cada jovem vai escolher um desafio para trabalhar individualmente até estruturá-lo em uma solução possível. Só depois de as equipes serem formadas, explicaremos todos os passos até chegar lá. Confia que vai dar tudo certo!

#comofazer:

A_Retome com a turma as listas de desafios priorizados que foram construídas no Momento 4 da atividade “O que está ao nosso alcance?” (Momento 4 da Atividade 2 – Tema 3).

B_Peça para que cada jovem, individualmente, escolha um desafio que mais goste ou que mais chame sua atenção e queira solucioná-lo. Cada pessoa deve levantar pelo menos três justificativas para a escolha de seu desafio.

Incentive os(as) jovens a aproveitarem as várias reflexões, materiais e atividades que foram feitas em outros momentos desta formação para encontrar suas justificativas, como, por exemplo:

1) Projeto de vida (Atividade 6 – Tema 1)
2) Ikigai (Atividade 3 – Tema 1)
3) Qual é a sua realidade? (Atividade 2 – Tema 3)
4) ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Atividade 3 – Tema 3)
5) Desafios da “quebrada” (Atividade complementar 1 – Tema 3)

C_De forma breve, cada jovem deve apresentar seu desafio e as justificativas para sua escolha com o resto da turma.

Agora com o desafio escolhido, a jornada empreendedora começa a ganhar mais ¬¬-corpo, a ter um caminho e direção mais claros. Solucionar este desafio deve ser uma das motivações mais fortes para esse(a) jovem empreender!

D_Encerre a atividade convidando a todos(as) a refletirem sobre a definição de empreender para o Pense Grande:

Empreender, no Pense Grande, é criar soluções viáveis para problemas reais.

Em cada desafio escolhido existe uma oportunidade de solução por meio de um empreendimento. A proposta é convidá-los(as) a terem um olhar propositivo, protagonista e empreendedor sobre sua realidade, e não ficar só reclamando e colocando a responsabilidade dos problemas ao seu redor em outras pessoas.