alt marcas

Modelo de Negócio | Um olho na ideia e outro no desafio

Baixar PDF

Atividade 1:

Tempo Estimado

1h20min

Materiais
Necessários

pensar em soluções criativas e inovadoras para os desafios escolhidos no tema anterior.

Cada jovem deverá pensar em uma ideia de empreendimento para atender a seu desafio, definido no tema anterior, quando olharam para suas realidades e as conectaram aos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em um processo de Brainstorming os(as) outros(as) jovens irão apoiá-lo(a) no aperfeiçoamento e expansão dessa ideia.

Exemplo do empreendimento Embarcar:

Desafio escolhido: Falta de informação sobre horários, preços, disponibilidade e lugar de onde saem os barcos que transportam passageiros em cidades e comunidades ribeirinhas da Região Amazônica, como Santarém no Pará.

ODS 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Meta 11.2: Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e com bom custo benefício para todos(as), melhorando a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.

#comofazer:

A_Peça para que cada jovem tenha em mãos os materiais levantados sobre suas comunidades, antes e depois da saída a campo das atividades “Qual é a sua realidade?” (Tema 3 – Atividade 2), “Vamos falar de Empatia?” e “Mapa de Empatia” (Tema 4 – Atividades 4 e 5), que serão vitais para a proposição das ideias nesta atividade.

B_Distribua folhas de flipchart ou cartolinas, muitas canetas, canetões e post-its.

C_Peça a cada jovem que escreva no alto da folha o desafio e, na sequência, o maior número possível de soluções, lembrando que elas devem estar direcionadas ao público-alvo selecionado.

D_Divida a turma em trios para que eles(as) possam contribuir com o desafio do(a) colega. Em uma primeira rodada, que pode durar cinco minutos, cada jovem vai escrever o maior número possível de soluções para o desafio de uma das pessoas do trio. Na segunda rodada, vai gerar soluções para o desafio da outra pessoa do trio. Ao final, cada jovem terá três grupos de soluções: o primeiro grupo que ele(a) mesmo(a) escreveu e outros dois grupos dos(as) colegas do trio.

E_Agora, cada jovem volta a trabalhar sozinho(a) em seu desafio. Peça para agruparem as soluções que surgiram – algumas delas podem ter se repetido e outras serem complementares.

F_Após esse agrupamento, o(a) jovem deverá escolher e/ou reescrever uma única solução, que pode ser um conjunto de várias ideias que surgiram no Brainstorming. O ideal é que seja uma frase pequena e autoexplicativa. Se couber em um post-it, melhor ainda! 😉

Exemplo do empreendimento Embarcar:

Soluções listadas:

_Construir pontos de paradas dos barcos (tipo ponto de ônibus);
_Criar grupos de Facebook com horários, preços e locais de paradas dos barcos;
_Fazer placas nos barcos com as informações necessárias;
_Criar grupo no WhatsApp para pessoas compartilharem as informações que encontraram ou sabem dos barcos de passageiros;
_Abrir empresa de transporte fluvial de passageiros com
esses diferenciais;
_Construir um aplicativo que disponibilize as informações
solicitadas pelos clientes;
_Criar um site para venda de passagens fluviais;
_Construir um ponto de informação (tipo atendimento ao turista) na orla do rio para reunir informações sobre os barcos.

Solução escolhida:

_Aplicativo que reúne informações sobre os barcos de transporte de passageiros e faz a venda de passagens.

Os(as) jovens devem se questionar ao máximo se essas ideias são, de fato, viáveis dentro de suas realidades. A solução escolhida deve estar bem alinhada com o que foi descoberto e ouvido dos clientes para o Mapa de Empatia.

G_Convide pelo menos cinco jovens a apresentarem a solução eleita e as justificativas da escolha. Abra espaço para que a turma faça perguntas e dê sugestões para quem apresentou. Isso é um presente para os(as) jovens, um momento real de cocriação e colaboração. =)

Confira abaixo algumas perguntas que podem ajudar os(as) jovens a darem esse retorno sobre as soluções apresentadas. E lembre-se: o objetivo é ajudar a melhorar a ideia, não julgá-la.

“O que acharam da ideia?”
“Como enxergam a viabilidade da ideia como negócio?”
“Como veem a aderência da solução junto ao público-alvo?”

A_Para um bom Brainstorming, é preciso cuidar do tempo para que os participantes possam pensar nas ideias, preferencialmente em um espaço agradável e confortável. Se for possível, vale disponibilizar um café e/ou algum doce para dar aquela energia e pensar melhor.B_Não existem ideias certas ou erradas, todas são válidas e merecem ser consideradas no processo.C_Incentive que os(as) jovens estejam abertos(as) a receber as contribuições dos colegas. Muitas vezes, eles(as) se apegam a uma única ideia, se fixam em algo e não se abrem para que outras possibilidades surjam. O exercício aqui é colaborar, cocriar, fazer junto. 😉