alt marcas

Modelo de Negócio | Quem já faz o que quero fazer?

Baixar PDF

Atividade 3:

Tempo Estimado

1h20mim

Materiais
Necessários

Levantar informações dos principais concorrentes (se existirem) e suas características mais importantes, principalmente quais seus modelos de negócios, para diferenciar os empreendimentos que estão surgindo.

#comofazer:

A_Cada jovem pesquisa quais são seus principais concorrentes, principalmente aqueles que já possuem um negócio estruturado e estão no mercado, levantando as características de cada um deles.
Quanto mais ampla a pesquisa, quanto maior o número de concorrentes e informações sobre o mercado, melhor. Munidos das novas informações, os(as) jovens terão inspiração para desenhar seu modelo de negócio na próxima atividade.

B_Os(as) jovens devem registrar as seguintes descobertas:

_As soluções (empreendimentos) que são bem parecidas
com o que acabaram de pensar;
_As soluções (empreendimentos) que abordam o mesmo desafio escolhido;
_As soluções que trabalham com o mesmo público-alvo que eles(as) escolheram trabalhar.

Oriente-os(as) para que organizem as informações colhidas em uma tabela ou planilha eletrônica, como no exemplo abaixo:

Exemplo do empreendimento Embarcar

C_Os(as) jovens apresentam os resultados obtidos. Peça que ao menos cinco pessoas exponham as listas de soluções (empreendimentos) concorrentes encontradas no mercado. É importante que informem as características mais marcantes de cada.

D_Faça algumas perguntas para os(as) jovens que apresentaram, a fim de provocar a reflexão final da atividade:

“Quais os insights que você teve para o futuro de seu empreendimento a partir dessa pesquisa?”
“Quais são as características positivas que podem impulsionar seu empreendimento?”
“Quais as barreiras e os pontos de atenção observados que podem atrapalhar o empreendimento? Por quê?”

Esse é mais um momento super-rico: os(as) demais jovens podem enxergar pontos que não haviam pensado ao escutarem as apresentações e respostas daqueles(as) que expuseram.