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Modelo de Negócio | Organizando o negócio (Canvas)

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Atividade 4:

Tempo Estimado

2h30mim

Materiais
Necessários

sistematizar o modelo de negócio do empreendimento de cada jovem e organizá-lo, para que se torne um empreendimento possível de ser realizado.

Como organizar uma ideia de forma clara e objetiva em apenas uma folha de papel, e explicar como o empreendimento funciona (ou irá funcionar)? Isso é possível por meio do Canvas.

Ao se criar um modelo de negócio, pode-se enxergar, com clareza, como ele resolve uma necessidade ou problema (cria valor), chega até o cliente ou público-alvo (entrega valor) e ganha dinheiro (captura valor).

O Canvas possibilita a organização do empreendimento por meio de nove blocos (segmentos) a serem preenchidos pelo empreendedor. É preciso uma reflexão séria para preencher, pois uma informação confusa, rasa ou falsa pode atrasar e atrapalhar a realização do negócio.

Esta é uma atividade extensa, portanto, é preciso planejá-la com antecedência e dispor de tempo para realizá-la. Dividiremos a atividade por blocos, para facilitar a compreensão dos(as) jovens. Caso haja dúvidas, é fundamental que sejam trabalhadas de imediato.

Vamos lá?

#comofazer:

A_Cada jovem receberá uma folha impressa com o modelo de Canvas para preenchimento, seguindo a ordem dos blocos abaixo.

Disponibilize muitos post-its, pois a ideia é que o preenchimento seja flexível, as informações entrem e saiam a cada novo olhar para o modelo de negócio. Elas vão sendo refinadas até chegar ao modelo aprovado pelo mercado.

Para apoiá-lo(a), separamos um vídeo bastante didático e esclarecedor sobre o Canvas, que mostra como preenchê-lo e do que se trata cada um de seus nove blocos: “Pense Grande 2 – Canvas: montando o seu modelo de negócio”. Acesse: https://goo.gl/yAY28k

Recomendamos assisti-lo com todo o grupo e, para cada bloco a ser preenchido, voltarem ao vídeo para melhor aproveitamento e compreensão.


Modelo de Canvas

B_Cada jovem vai preencher individualmente o Canvas de seu empreendimento, na ordem a seguir. A sugestão é gastar em torno de 10 minutos para o preenchimento de cada bloco.

BLOCO 1: Para quem? (segmentos de clientes)

O objetivo é identificar o público para quem o produto/serviço será direcionado.

Retomamos aqui as atividades “Mapa de Atores” (Tema 4 – Atividade 2) e o “Mapa de Empatia” (Tema 4 – Atividade 4), que definem quem será o público-alvo (cliente) de seu empreendimento.

Perguntas-chave:
“Para quem você está criando valor (resolvendo uma necessidade)?”
“Quem são seus clientes mais importantes?”


BLOCO 2: Vou fazer o quê? (Propostas de valor)

Este segundo bloco está bem ligado à atividade do “Círculo Dourado” (Tema 5 – Atividade 2), em que foram definidos “O QUÊ?”, “COMO?” e “POR QUÊ?” do empreendimento.

A proposta de valor é o campo “O QUÊ?” que cada jovem definiu: como o produto ou serviço funciona, o que o cliente ganha com isso e o impacto social dessa solução.

Perguntas-chave:
“O que você está oferecendo para os seus clientes?”
“Quais problemas dos seus clientes está ajudando a resolver?”
“Qual a necessidade atendida e qual o diferencial/inovação do produto ou serviço?”
“Qual o impacto você quer atingir/provocar?”

BLOCO 3: Como chegarei a meus clientes? (Canais)
Neste bloco, os(as) jovens devem especificar como o produto (ou serviço) chegará até o cliente: por quais canais os clientes vão conhecer o produto (ou serviço), comprá-lo ou utilizá-lo.
Pergunta-chave:
“Quais canais de comunicação, distribuição e venda você usará para entregar a proposta de valor aos clientes?”

BLOCO 4: Como conversarei com meus clientes? (relacionamento com clientes)
Aqui, o(a) jovem deve informar como o empreendimento se comunicará com seus clientes, de que maneira vai se conectar a eles e engajá-los em seu negócio.

Perguntas-chave:
“Que relacionamento você quer estabelecer com os clientes?”
“Que meios vai utilizar para chegar até eles?”
“Você quer contar alguma história a eles?”
“Como eles podem te ouvir e como você pode escutá-los?”

BLOCO 5: Quanto e como vou ganhar dinheiro com o negócio? (fontes de receita)
Este bloco é fundamental na sustentabilidade financeira do empreendimento. A ideia é identificar quais serão as fontes de receita do negócio, como ele se sustentará e como se ganhará dinheiro.

Perguntas-chave:
“Quanto seus clientes estão dispostos a pagar pela proposta de valor?”
“Como seus clientes preferem ou podem pagar?”

BLOCO 6: O que eu preciso fazer para meu negócio funcionar? (Atividades-chave)
Cada jovem deve informar aqui as principais atividades envolvidas no negócio, quais as principais ações para fazer o modelo de negócio funcionar e quais rotinas serão executadas no empreendimento.

Pergunta-chave:
“Quais são as atividades mais importantes para fazer o seu modelo de negócio funcionar?”

BLOCO 7: O que preciso ter para meu negócio existir? (recursos principais)
O(a) jovem determina os recursos físicos, humanos e tecnológicos necessários para fazer o negócio acontecer. A ideia é listar todos os recursos, mesmo que ele(a) não tenha ou ainda não saiba como consegui-los.

Perguntas-chave:
“Quais recursos são necessários para o empreendimento?”
“O que preciso ter para o negócio acontecer?”

BLOCO 8: Quem me apoiará? (Parcerias Principais)
Cada jovem identifica os principais fornecedores e parceiros que o(a) ajudarão a fazer seu empreendimento funcionar. Podem ser pessoas ou organizações que ajudarão a entregar o modelo de negócio.

Pergunta-chave:
“Quais as parcerias necessárias para criar e entregar a sua proposta de valor?”

BLOCO 9: Quanto vou gastar com tudo isso? (estrutura de custos)
Neste último bloco, o(a) jovem descreve a estrutura de custos do modelo de negócio, ou seja, quais são os custos (gastos) para manter o negócio de pé e funcionando.

Pergunta-chave:
“Quais são os custos mais importantes relacionados à operação do modelo de negócio?”


Vídeo 02 – Canvas: Montando o seu modelo de negócio, do canal da Fundação Telefônica Vivo no YouTube.

C_A fim de enriquecer os empreendimentos, promova novamente um momento de colaboração entre os(as) jovens para aprofundar o processo de revisão de seus modelos de negócio. Forme trios para facilitar a troca. Peça para cada jovem apresentar seu Canvas preenchido com os componentes de seu trio. Ao final de cada apresentação, separe alguns minutos para perguntas e apontamentos dos demais. Todos(as) do trio devem apresentar e receber sugestões. Esta etapa deve durar por volta de 50 minutos.

D_Com os(as) jovens de volta à roda, faça perguntas para finalizar a reflexão e abra a palavra para quem quiser respondê-las.

Sugestão de perguntas:
“Em seu modelo de negócio, o que mais gera dúvidas e incertezas?”
“Algum segmento (bloco) do Canvas necessita ser aprofundado?”
“É preciso consultar alguém do mercado para saber se uma das partes de seu Canvas funcionará ou não? Com quem poderiam falar?”