alt marcas

Introdução | O papel do(a) multiplicador(a)

Baixar PDF

Seu papel como multiplicador(a) é de mobilizar os(as) jovens para esta formação, organizar e facilitar os encontros a partir deste material, motivá-los(as) e, sobretudo, inspirá-los(as) durante toda essa jornada empreendedora.

A proposta é fugir do papel tradicional de detentor(a) e transmissor(a) de conteúdo – aliás, pode até ser que o grupo saiba mais sobre algum assunto que você – e assumir mais um papel de tutor(a), facilitador(a), que apoia, sugere, orienta, instiga, escuta, acolhe e valoriza os(as) jovens. É uma relação mais horizontal que vertical. O conhecimento e as experiências são construídos conjuntamente, levando em consideração o que for trazido e produzido pelo grupo e por cada pessoa.

Sua responsabilidade é grande, mas você não está só.

Há muitas oportunidades de trocar ideias com redes e pessoas que podem ajudar no processo de facilitação. A comunidade pode também apoiar a partir dos temas que surgem dos empreendimentos criados. O(a) multiplicador(a) pode aprender e desenvolver novas habilidades pessoais e profissionais que, certamente, serão reconhecidas por outras pessoas. 😉

Você também é responsável por:

_Encontrar um local adequado para a realização dos encontros;
_Divulgar a Formação Pense Grande em sua comunidade;
_Acompanhar e registrar a participação dos(as) jovens durante toda a formação (esse registro é superimportante para a Fundação Telefônica, a fim de que possamos conhecer até onde o Pense Grande está indo);
_Aplicar os conteúdos e atividades propostas,
fazendo as adaptações necessárias;
_Assegurar as condições para a realização das práticas
e atividades planejadas.

Divirta-se, inspire-se e aproveite essa experiência com os(as) jovens para continuar aprendendo! O processo de aprendizagem é construído coletivamente a cada encontro promovido.

Exercite a escuta ativa e a empatia junto aos(às) jovens: esse é um dos diferenciais do Pense Grande. Estimule a autonomia dos(as) participantes e acolha todas as falas realizadas, pois
são um grande material de trabalho durante os encontros.

A Fundação Telefônica Vivo

O Programa Pense Grande é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, que faz parte do Grupo Telefônica. Com atuação no Brasil desde 1999, a Fundação integra uma rede formada por outras 17 fundações presentes na Europa e América Latina.

Acreditamos na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil, a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos(as), a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania.

Fazemos juntos(as) para todos(as), com pessoas e instituições, compartilhamos e não fixamos verdades absolutas, estudamos a sociedade e seus comportamentos para estar em sintonia com as tendências, a fim de promover o desenvolvimento social. E, com esse conhecimento, agimos de maneira proativa nas transformações que queremos inspirar. Fomentamos o coração empreendedor da nova geração, para que ela seja protagonista e também agente da mudança.

Conheça mais sobre a Fundação em: www.fundacaotelefonica.org.br