alt marcas

Introdução | História do Pense Grande

Baixar PDF

Desde 2013, o Programa Pense Grande atua em várias frentes para o fomento da cultura empreendedora, formando, apoiando e fortalecendo jovens empreendedores(as) e seus empreendimentos em diversos territórios pelo Brasil. As formações começaram em Santarém (PA), São Paulo (SP) e Santa Cruz Cabrália (BA), trazendo uma grande diversidade de territórios, perfis, vocações e realidades para o Programa.

O Pense Grande – que antes se chamava Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE) –, logo quando surgiu, estabeleceu parcerias com organizações sociais que já trabalhavam com jovens dos territórios e teve a preocupação de valorizar as potencialidades de cada local e parceiro para uma construção conjunta da formação. A partir de 2015, o território do Vale do Jequitinhonha (MG) passou a integrar a iniciativa. Em 2016, iniciou-se uma frente de ação para jovens estudantes de ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) na cidade de São Paulo.

Além de formar jovens, o Programa Pense Grande possui também outras estratégias de atuação:

_Apoiar: processo de incubação de empreendimentos sociais, que dura dez meses, por meio de assessorias regulares e personalizadas, mentorias, imersões presenciais e apoio financeiro.
_Fortalecer: faz alianças com organizações e iniciativas estratégicas para o ecossistema de empreendedorismo social no Brasil.