alt marcas

Empreendedorismo & Tecnologia | A tecnologia e você

Atividade complementar 1:

Tempo Estimado

25min

Materiais
Necessários

Desmistificar a ideia de que a tecnologia é algo distante, produzida somente em grandes centros urbanos e para poucos. Despertar o interesse dos(as) jovens para o uso e a produção de outras tecnologias, por exemplo, utilizando-se da gambiarra e da cultura maker.

Alternativa e/ou complemento para: Atividade 2.

#comofazer:
A_Com os(as) jovens em grupo – pode ser em formato de roda –, pergunte o que entendem por tecnologia e quais tecnologias identificam em seu cotidiano. Anote em uma cartolina (ou flipchart ou quadro) as definições e exemplos que forem citados.

B_Pergunte aos(às) jovens o que entendem por gambiarra e quais eles(as) identificam em seu cotidiano. Registre as contribuições do grupo.
Algumas sugestões de perguntas:

“Alguém já precisou fazer alguma gambiarra para resolver um problema, uma necessidade?
“Como foi esta experiência?”
“Que resultado você teve?”

C_Para finalizar essa parte e introduzir a próxima atividade, instigue-os a olhar as listas que foram criadas com a contribuição do grupo e a pensar qual a conexão entre as tecnologias, as gambiarras e o empreendedorismo. Que ideias surgem para futuros empreendimentos no grupo? Aqui não há certo ou errado, muitos empreendimentos de sucesso começaram com ideias mirabolantes. 😉

A_Você pode, se quiser, preparar uma breve apresentação com os conteúdos da contextualização deste Tema 2, mas é importante que o grupo forme uma conceituação coletiva.

B_Você pode trazer também alguns exemplos importantes e históricos de tecnologias criadas e incorporadas ao longo dos anos: Tecnologias mais modernas (e outras nem tanto…), tecnologia com recursos do cotidiano (gambiarra), tecnologias à mão (gadgets)…