alt marcas

Clique aqui, ouça o Pense Grande Podcast e inspire-se sobre empreendedorismo!

Ver todos os jovens

Conheça o empreendimento

Samara Martins

32 anos

Mãe&Mais

“Prepare seu coração, pras coisas que eu vou contar, eu venho lá do sertão...” Sou filha e neta de vaqueiros, homens e mulheres que dedicaram boa parte da sua vida a cuidar da terra e enfrentar muitos desafios para sobreviverem no sertão do Ceará. Nasci em São Paulo, cresci em Fortaleza e vivo há 10 anos no Rio de Janeiro. Mar e sertão, capital e interior, multidão e povoado, diversidade e simplicidade, tudo isso me constitui. Aprendi a viver entre. Fazendo pontes, observando as diferenças, honrando as raízes e criando minha caminhada. Mas, sou cearense com muito orgulho, pois minha ancestralidade, meus valores, meus costumes e meu sotaque não me deixam negar. E carrego comigo pra onde eu for tudo que aprendi no meu lugar.

Da minha história, o mais importante é dizer que:

Sou uma sobrevivente, tive uma infância marcada por problemas crônicos respiratórios e em alguns momentos os médicos achavam que não resistiria à falta de ar.
Talvez por isso, desde criança vivo com muita alegria e intensidade cada dia. Desde cedo segui os caminhos que faziam meu peito e minha alma vibrarem. Sempre gostei de cantar, dançar, inventar histórias e criar minhas brincadeiras. Na escola comecei a fazer teatro aos 10 anos, e a arte me escolheu. Durante muitos anos me dediquei às artes cênicas, e com ela aprendi sobre diversidade, conexão, respeito, compromisso, autonomia. Ser artista é ser empreendedor de si, é tirar uma frase, uma imagem, um texto do papel e transformar em algo que pode ser compartilhado com o mundo. Mas minha mente e alma inquieta sempre estão à procura de novas experiências, histórias, vivências. Por isso empreender é algo que me provoca a dar o melhor de mim.

Da minha ação, o mais importante é dizer que:

Fazer algo que honre as minhas melhores habilidades, talentos, a missão do meu ser. Que seja feito com dedicação, amor, respeito e olhar e escuta atentos ao outro. Hoje me dedico ao Mãe&Mais por acreditar que é uma iniciativa que reúne tudo aquilo em que acredito, empoderar mulheres e meninas (os), criar oportunidades das mães e seus filhos desenvolverem todo seu potencial e assim transformar o futuro. O Mães&Mais é um projeto de empreendimento social focado na saúde e no bem estar de mulheres-mães e crianças na primeira infância, com atuação em territórios populares.

Do meu desafio, o mais importante é dizer que:

Ter saúde física e mental para manter-se firme ao propósito, ultrapassar os obstáculos e respeitar os seus limites.

Pensar Grande é:

Conseguir ter a visão de onde se quer chegar, e fazer algo que honre a sua missão no mundo.

Ver todos os jovens