alt marcas
Ver todos os jovens

Conheça o empreendimento

João Pedro Figueira Garcia

28 anos

Pigcoin

Sou de Santarém (PA), cidade do tacacá, do açaí e de paraias muito lindas. É uma cidade pequena, com cerca de 300 mil habitantes, e que nos últimos 16 anos tem evoluído além da média esperada. Eu já nasci na cidade, porém a minha família é ribeirinha. Eu tinha o seguinte pensamento: "preciso me qualificar para ser um bom funcionário, para uma boa empresa, para me qualificar quando eu voltar para a minha terra."

Da minha história, o mais importante é dizer que:

Minha adolescência não foi muito diferente das outras, porém o dia que tudo mudou foi quando fui apresentado ao movimento software livre. Vi a oportunidade de criar algo incrível e útil para as pessoas. Como meu conhecimento na área tecnológica era quase nenhum, fui apenas vendo minhas ideias sendo executadas por outras pessoas que também viram aquela necessidade e não tiveram medo de arriscar. Então decidi deixar de sonhar e pensei que isso não era para mim.

"Perdi" muito tempo trabalhando para outras pessoas, até que um dia, morando em outra cidade, ganhando pouco, vivendo dentro da gráfica em que eu trabalhava, me perguntei se era isso realmente que eu queria, se ia deixar meu sonho morrer. Decidi voltar e fazer uma faculdade, mas só tinha dinheiro para pagar um mês. Minha mãe me ajudou a pagar o segundo, e eu consegui uma bolsa pelo ProUni, então entrei de cabeça e esqueci todo o resto. Apenas foquei em terminar o curso e fazer o meu melhor. Parece que o universo conspirou ao meu favor: a professora Caroline Pilette nos incentivou a sermos empreendedores e nos passou o edital para o Pense Grande.

Da minha ação, o mais importante é dizer que:

Liderar uma equipe cheia de talento foi a melhor coisa que já aconteceu. Acho que o mais importante é poder pensar e criar em novas soluções, coisas que eu não consegui em outros trabalhos, e acho que esse é um sentimento compartilhado. A plataforma digital PigCoin nasceu da falta de moedas para troco no comércio. O objetivo é ajudar os comerciantes a não dependerem de moedas nos caixas, usando uma moeda digital.

Do meu desafio, o mais importante é dizer que:

O maior desafio é falar algo com firmeza e clareza do que eu estou vendendo. Com todos os treinamentos, estou desenvolvendo isso a cada dia e percebo que nosso produto está cada vez mais sólido.

Pensar Grande é:

Acho que pensar grande é simplesmente sair da zona de conforto, querer fazer algo para melhorar algo ou alguém. Muitas vezes achamos que pensar grande é fazer algo extraordinariamente grande, porém, com esses meus 28 anos, percebi que pensar grande é subir degrau por degrau, quebrar barreiras, voltar um pouco atrás, ajudar o próximo.

Ver todos os jovens