GENTE PARA FAZER JUNTO

banner-posts2

Trazer pessoas para trabalhar com você no seu empreendimento é sempre uma procura contínua. A busca por companheiros de jornada, sejam sócios e funcionários, que mandam bem no que fazem e que estão com você para enfrentar tanto as alegrias como as tristezas do negócio é um desafio constante. Esses dois videos aqui embaixo poderão te ajudar a entender um pouco mais.

Day 1 | Guga para Lemann – Assista aqui
Dan Pink e a surpreendente ciência da motivação – Assista aqui

Já entendemos que ter uma missão em comum, trabalhar em equipe, encontrar pessoas com habilidades complementares às suas são aspectos essenciais quando o assunto é trabalhar com mais pessoas para o seu negócio acontecer. Porém um ponto bem importante é o trato, o acordo formal entre todos os envolvidos. Já parou para pensar sobre o que é um contrato? Nada mais é que um acordo escrito, entendido e assinado por todo mundo que faz esse trato. Pois é, nada mais do que isso.

E por que é muito importante ter um contrato entre os iniciadores de um empreendimento, desde o começo? Porque é uma maneira de ter certeza que tá todo mundo junto. Todo mundo fechado com a oportunidade que vocês vão trabalhar juntos, com os riscos e os acertos que podem acontecer quando o negócio estiver rodando. Então, precisa estar todo mundo na mesma batida, colocando mais ou menos o mesmo nível de esforço.

Beleza, mas que contrato é esse? Se você estiver iniciando uma empresa com outras pessoas (provavelmente uma sociedade limitada), esse contrato se chama contrato social. Já se vocês decidirem fundar uma associação, que é um tipo de empreendimento que não é feito para distribuir lucros, isso se chama estatuto social. Mas antes de decidir essas coisas, vai ser preciso entender claramente o que vocês querem fazer juntos. Se for um negócio, abre uma empresa. Se for lutar por uma causa, uma associação. Se for gerar renda pra um grupo grande de pessoas, talvez uma cooperativa. Que tal conversar com sua equipe sobre isso? Existem muitas organizações que podem te ajudar nessa decisão. Dá uma olhada nesse link.