alt marcas
4 de dezembro de 2018

Demoday Formação de Professores – Pense Grande leva a atitude empreendedora para a prática do ensino de educadores

Como a atitude empreendedora pode contribuir para práticas pedagógicas de professores em sala de aula? Essa é a pergunta que cerca de 50 professores de Escolas Técnicas do Estado de São Paulo (ETECs) e de Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs) se propuseram a responder. A formação que alia o ensino de empreendedorismo à formação dos professores integra o programa Pense Grande.

Desde 2013, essa iniciativa da Fundação Telefônica Vivo já apoiou mais de 50 mil jovens no desenvolvimento de empreendimentos sociais. Mas, no dia 1° de dezembro, foi a vez dos professores mostrarem como a cultura empreendedora serviu de inspiração no desenvolvimento de novas metodologias para suas aulas.

O primeiro Demoday Formação de Professores – Pense Grande, ocorreu na ETEC Doutora Ruth Cardoso, em São Vicente, no litoral de São Paulo, marcou o encerramento da formação iniciada neste segundo semestre e reuniu a apresentação de projetos ou didáticas para sala de aula de professores de várias instituições.

O diálogo entre a metodologia Pense Grande e o papel do professor surgiu a partir de uma sugestão dos próprios gestores das ETECs e FATECs, como conta Mônica Mandaji, consultora do Instituto Conhecimento para Todos, parceiro executor da formação.

“Alguns alunos das instituições onde os professores trabalham já passaram pela formação do Pense Grande. Como foi um trabalho muito transformador, os diretores e coordenadores pediram para que fosse a vez dos educadores conhecerem mais de perto a atitude empreendedora. É como se agora eles pudessem estar em sintonia e falar a mesma língua. Com a formação, os professores podem desenvolver novas metodologias e uma nova mentalidade sobre a forma de ensinar”, considera Mônica.

Chegou a hora do Demoday!

No grande dia das apresentações, entre 26 projetos, 9 seguiriam para a etapa final. Nela, os professores mostraram seus objetivos em um pitch de cinco minutos, falando se os projetos já foram validados em sala de aula ou como pretendem executá-los.

Assim como no demoday dos alunos de ETECs e Fatecs, os jurados selecionaram os três melhores, de acordo com os critérios de inovação, viabilidade, uso de tecnologia (digital ou não), impacto no aprendizado, clareza na apresentação e processo de desenvolvimento.

Estudos de sistemas operacionais, desenvolvimento de competências comportamentais entre alunos de enfermagem, criação de jogos e soluções para diminuir a evasão escolar foram algumas das temáticas apresentadas.

O primeiro lugar ficou com o Espaço Zen, que busca oferecer ambientes mais confortáveis e acolhedores para os alunos por meio de reutilização, reaproveitamento e reciclagem de materiais. O objetivo é a produção de puffs feitos com pneus de carros.

Na imagem, os professores do projeto Espaço Zen estão enfileirados durante a premiação do Demoday.  A formação do Pense Grande aliou o ensino de empreendedorismo à construção de aulas.

Renata Borges, professora na ETEC Irmã Agostina e uma das criadoras do projeto vencedor, considera que a trazer o ensino de empreendedorismo para a formação dos professores transformou a prática dos educadores.

 

“Durante os quatro meses de formação do Pense Grande, entramos em contato com metodologias atuais, que podem ser aplicadas no dia a dia em sala de aula. Também tivemos certeza de que o aluno precisa ser o protagonista de seu processo de aprendizado e que isso só é possível quando os desafiamos a transformar o conhecimento em habilidade e atitude”, declara Renata.

 

Para o professor Monteiro, coordenador de projetos do Centro Paula Souza, a pluralidade de temáticas, metodologias, áreas de atuação e instituições envolvidas no Demoday dos Professores reforça que “o papel do professor no século XXI é diferente. Ele atua como um mediador entre o aluno e o conhecimento, sendo que o conteúdo precisa fazer sentido para todas as partes. Encontrar os meios para tornar os estudantes protagonistas, formando novas lideranças para o Brasil, é uma tarefa que passa pelas nossas mãos”, considera.

A imagem destaca o projeto Espaço Zen em primeiro lugar entre os premiados do Demoday de formação do Pense Grande que levou o ensino do empreendedorismo a professores.

 

Inversão de papéis

O Demoday também possibilitou que alunos formados pelo Pense Grande integrassem a banca avaliadora para selecionar os projetos finalistas.

A diretora da ETEC Doutora Ruth Cardoso, Kely Renata da Silva, considera que a metodologia Pense Grande trouxe novas formas de pensar o ensino, possibilitando maior abertura dos educadores para o uso de tecnologia em suas práticas.

“A cultura empreendedora precisa estar mais presente em sala de aula. Às vezes percebemos os alunos desenvolvendo projetos altamente inovadores e os professores precisam compartilhar desse pensamento para estarem mais próximos deles. A formação deu tão certo na ETEC que, em 2019, o tema empreendedorismo vai ser abordado no currículo, dentro da disciplina Projeto Técnico-Científico”, revela.

A imagem, professores estão sentados em grupos durante o Demoday de formação do Pense Grande que levou o ensino do empreendedorismo a professores.

O caminho para empreender

A cada mês um eixo temático da metodologia do Pense Grande foi trabalhado no ensino de empreendedorismo na formação dos professores.

A etapa “Indivíduo”, buscou refletir sobre o papel do educador, momento de ouvir receios sobre a construção de práticas de aprendizagem e de sugerir a articulação de práticas empreendedoras em sala de aula.

Num segundo encontro, o foco foi “Empreendedorismo e Tecnologia”. Por meio da cultura hacker, cultura maker e gambiarra, os educadores viram como podem ajudar os alunos a se tornarem desenvolvedores de tecnologias e não apenas consumidores.

O terceiro eixo temático trabalhado foi “Comunidade”, para estimular a reflexão sobre como problemas em suas áreas de atuação estão relacionados a desafios globais, tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU.

O último encontro, na ETEC Doutora Ruth Cardoso, tratou do tema “Oportunidades”, com compartilhamento dos pitches pelos professores e a avaliação pelos jurados.



 

Notícias relacionadas

Na imagem os quatro integrantes do TIPMES, que promove a saúde de idosos, estão sorrindo e posando para foto em evento.
30 de novembro de 2018

Projeto de alunos de ETEC promove a saúde de idosos

Na imagem, equipe de colaboradores, formada por cerca de 20 integrantes, se reúne em volta de um totem do Pense Grande durante o Demoday
26 de novembro de 2018

Aplicativo que incentiva reciclagem é um dos vencedores do Demoday

Imagem mostra alguns papeis espalhados nos chão e o detalhe das pernas e mãos de quatro pessoas sentadas em volta.
26 de novembro de 2018

Dez passos para alcançar uma jornada empreendedora de sucesso