alt marcas

Série vai ao ar nesta quinta-feira, dia 27, traz 26 episódios sobre jovens empreendedores, e conta com 6 empreendimentos do programa Pense Grande

27 de setembro de 2018

Como resultado de parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura, o Pense Grande.doc estreia às 22h15 nesta quinta-feira, dia 27, destacando em 26 episódios casos de sucesso de jovens empreendedores e transformadores de realidades.

Dentre os projetos apresentados, seis foram incubados pelo Programa Pense Grande. Um deles é o Barkus Educacional, primeiro episódio da série. A iniciativa nasceu em 2012 no Rio de Janeiro, pelas mãos de Bia Santos, Marden Rodrigues e Wallace Rodrigues.

Os três resolveram dividir conhecimento por uma plataforma online dedicada a auxiliar outros jovens a atingir objetivos financeiros. A ideia é oferecer uma mentoria, o que envolve aulas e acompanhamento especial sobre finanças, dicas de investimento e empreendedorismo.

Rayan Chinellato e Eduardo Schemes foram os responsáveis por capturar e contar na tela a trajetória do Barkus. Os dois jovens participaram da Oficina de Produção Audiovisual do programa Geração Futura, e tiveram a oportunidade de reunir conceitos e técnicas aprendidas durante o laboratório para fazer construir essa história.

“O processo com os jovens da Barkus foi muito legal, porque eles já estão muito acostumados a estarem em meios de comunicação. Têm o costume de dar palestras, aulas e conversar com muitas pessoas. Isso foi um facilitador”, afirma o realizador Rayan Chinellato sobre o processo de criação do episódio, explicando que foi preciso entender como foi concebido o projeto Barkus para montar um roteiro bacana.

“Por exemplo, eles nos contaram que o grande divisor de águas na trajetória como empreendedores foi quando deram uma palestra para 200 jovens na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Aí a gente parou para pensar: isso tem de estar no documentário!”, diz Chinellato, já adiantando o que será mostrado na estreia.

Jovem do projeto Barkus está de costas para a câmera e segura um suporte com um smartphone acoplado. Ele está em uma marina e tem barcos ao fundo da foto

Referência para futuros empreendedores

O documentário une dois programas: o Pense Grande, voltado para jovens interessados em ampliar suas possibilidades de futuro, a partir do desenvolvimento de empreendimentos sociais, e o Geração Futura Universidades Parceiras, que oferece aos estudantes uma imersão em audiovisual.

Segundo a pesquisa Juventude Conectada – Edição Especial Empreendedorismo, que ouviu 400 jovens e foi lançada pela Fundação Telefônica Vivo junto do IBOPE Inteligência e Rede Conhecimento Social, há uma carência de referências que façam os jovens enxergarem o empreendedorismo como caminho. Com o desafio de modificar esse cenário, o Pense Grande.doc vai mostrar, em episódios de 15 minutos, como jovens conseguiram superar barreiras e construir um negócio próprio.

A apresentação fica sob o comando da atriz e cantora carioca Lellêzinha, 21 anos, uma empreendedora das artes que começou a ter popularidade no Dream Team do Passinho.

Juventude em foco

“O Pense Grande.doc foi todo pensado no jovem, desde a seleção de empreendedores, passando pela apresentação e pela linguagem utilizada. Isso foi importante para nós porque facilita o diálogo e cria referência midiática para este público”, conta Américo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, sobre o processo de produção da série.

A proposta é estimular o protagonismo jovem na frente e atrás das câmeras com uma diversidade de temas abordados, desde a redução de impactos ambientais através da moda, até a inclusão mostrando um café administrado por uma jovem com Síndrome de Down.

Lellêzinha é filmada para o Pense Grande.doc por equipe formada por dois homens enquanto caminha na rua, com muro grafitado ao fundo

Após exibição, às quintas no Canal Futura, o conteúdo também fica disponível no canal do Youtube da Fundação Telefônica Vivo e no Futura Play. Também é possível ter informações sobre sinopses, bastidores e curiosidades de cada projeto retratado no site PenseGrande.doc.

Pense Grande.doc
Estreia:
27 de setembro (quinta-feira), às 22h15
Exibição: quintas-feiras, às 22h15
Duração: 15 min
Classificação: LIVRE



 

Notícias relacionadas

Jovens participantes do encontro Empreendedor do Pense Grande posam para foto em grupo em cima de um palco
28 de outubro de 2019

Encontro Empreendedor fortalece rede de jovens e troca de experiências

6 de setembro de 2019

Imersão Pense Grande: autoconhecimento e troca entre empreendedores

Imagem mostra um jovem de tranças, de braços erguidos, olhando para um celular que está em suas mãos
3 de setembro de 2019

Periferia em foco: quem empreende e transforma sua quebrada?