alt marcas
26 de novembro de 2018

Conheça a metodologia do programa Pense Grande, que já formou mais de 10 mil jovens e saiba como tirar sua ideia do papel

O programa Pense Grande existe desde 2013 e já formou mais de 10 mil jovens, difundindo a cultura empreendedora e ajudando a construir negócios de impacto social no Brasil. O projeto aposta no protagonismo jovem para transformar o mundo e se baseia em três pilares para apoiar a jornada empreendedora: Empreendedorismo, Comunidade e Tecnologia.

Dessa forma, o apoio a iniciativas de jovens empreendedores envolve formação junto a instituições de ensino e desenvolvimento de oficinas, formação de redes de apoio junto a especialistas, distribuição de recursos e estruturação de eventos e ações que fortaleçam a difusão do empreendedorismo social no país.

O programa Pense Grande conta com uma metodologia própria, organizada em dez passos. Cada um deles formam capítulos que seguem a seguinte estrutura: Contexto (introdução ao tema); O que este capítulo propõe (quais as competências trabalhadas); Bora fazer! (proposta de atividades); Saiba Mais e Diário de Bordo.

A seguir, resumimos a metodologia com uma navegação dinâmica para você conhecer cada passo rumo a uma jornada empreendedora bem sucedida!

01

Autoconhecimento

01 Autoconhecimento

Iniciar uma trajetória empreendedora significa traçar objetivos e seguir passos para concretizá-los. Nesta caminhada, é indispensável olhar para si, conhecer interesses reais e talentos, mapear pessoas que possam lhe ajudar e construir uma rede de apoio para ter um projeto de vida viável e de acordo com os seus propósitos. Vamos começar?

02

Empreendedorismo e Tecnologia

02 Empreendedorismo e Tecnologia

A atitude empreendedora é útil não apenas no seu projeto, mas também é um diferencial para a vida. Confiança é a chave para empreender com tecnologia. Nesta etapa, você descobre como usar a atitude empreendedora e como desenvolver tecnologia. Isso envolve a cultura hacker, a cultura maker e a gambiarra.

03

Comunidade

03 Comunidade

Como conhecer a realidade da sua comunidade a ponto de identificar possíveis soluções? Neste passo, você aprende a exercitar um olhar atento para o entorno, além de entender a relação entre os desafios globais e das comunidades por meio de ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

04

Oportunidades

04 Oportunidades

Descobrir oportunidades de empreender a partir de desafios concretos requer prática. Este capítulo ajuda você a exercitar essa habilidade, além de identificar as reais necessidades do cliente e de como aplicar a empatia nos negócios.

05

Modelo de Negócio

05 Modelo de Negócio

Para criar um modelo de negócio é preciso estar atento a detalhes importantes da jornada empreendedora, como a definição do mercado de atuação, a lista de possíveis soluções para atender às necessidades do seu público-alvo e a escolha de ferramentas para organizar o funcionamento do negócio. Esta etapa detalha cada estratégia.

06

Equipe

06 Equipe

Saber trabalhar em equipe é essencial para qualquer empreendimento de sucesso. Aqui a metodologia do Pense Grande ajuda você a desenvolver as habilidades em grupo tendo clareza dos papéis e responsabilidades de cada integrante, alinhadas ao modelo de negócio proposto.

07

Prova da Oportunidade

07 Prova da Oportunidade

Nesta etapa, o estímulo à criatividade é posto à prova! É hora de criar uma marca para o projeto em andamento. Mobilizar, engajar e construir um relacionamento com potenciais clientes também estão entre os aprendizados deste capítulo.

08

Prova da Solução

08 Prova da Solução

Discutir o que é um MVP (sigla em inglês para Produto Mínimo Viável), aliado ao planejamento, execução e medição do mesmo é o que propõe esta etapa. É importante testar os empreendimentos e conhecer estratégias para vender o produto ou serviço.

09

Pitch

09 Pitch

Você sabe o que é um pitch? Trata-se de uma maneira rápida e estruturada de apresentar seu negócio com o objetivo de despertar o interesse de um (a) investidor (a) ou dos próprios clientes. Na reta final da metodologia, você aprende como preparar a apresentação do seu projeto, além de receber dicas e um roteiro para arrasar no seu discurso.

10

Próximos Passos

10 Próximos Passos

Este último capítulo fala sobre os próximos passos para o desenvolvimento do seu projeto. Como se conectar com outros empreendedores e atores do ecossistema, identificando as redes de apoio. Além de receber dicas para obter investimentos e outros recursos que possibilitem a continuidade do seu empreendimento. Chegamos ao final da metodologia, mas seu projeto está apenas começando. Boa jornada empreendedora!



 

Notícias relacionadas

A imagem mostra grupo de 50 professores enfileirados durante o Demoday. Formação do Pense Grande aliou o ensino de empreendedorismo à construção de aulas
4 de dezembro de 2018

Pense Grande leva ensino de empreendedorismo à formação de professores

Na imagem os quatro integrantes do TIPMES, que promove a saúde de idosos, estão sorrindo e posando para foto em evento.
30 de novembro de 2018

Projeto de alunos de ETEC promove a saúde de idosos

Na imagem, equipe de colaboradores, formada por cerca de 20 integrantes, se reúne em volta de um totem do Pense Grande durante o Demoday
26 de novembro de 2018

Aplicativo que incentiva reciclagem é um dos vencedores do Demoday