alt marcas
13 de junho de 2019

Qualquer pessoa pode estimular a criatividade e uma das formas de fazer isso é ver bons exemplos de inspiração

Para quem está em uma jornada empreendedora, é comum se deparar com um problema que pode afetar qualquer pessoa e, geralmente, acontece nas horas mais inesperadas: a falta de criatividade. Quem nunca passou por um momento no qual as ideias simplesmente somem e nenhum pensamento parece ser bom demais para ser colocado em prática, ainda mais em um negócio próprio? Lidar com isso é mais simples do que parece!

As palestras TED são uma fonte de inspiração, mostram diferentes pontos de vista e podem ajudar a gerar insights e ideias para colocar projetos em prática. Afinal, a criatividade muitas vezes só precisa de uma ajudinha externa para deslanchar!

Trazemos oito vídeos do TED Talks que dão um gás na criatividade de qualquer um por meio de diferentes vivências. Confira!

 

Thomas Suarez

O que um garoto de 12 anos pode fazer pelo mundo? Muita coisa! Thomaz Suarez é fã de videogames e por isso aprendeu sozinho a criá-los. Depois de desenvolver aplicativos para o iPhone, ele agora usa suas habilidades para ajudar outras crianças a se tornarem criadores de seus próprios projetos. Neste TED, ele conta os caminhos que seguiu para criar montar seus próprios apps.

O que você vai aprender: a se desafiar independentemente do contexto em que vive e a observar que pequenas ações podem gerar grandes negócios.

 

Elizabeth Gilbert

Você pensa que criatividade é um dom para poucos? No vídeo, Elizabeth Gilbert, autora do best-seller Comer, Rezar e Amar, discorre sobre as expectativas ao longo da carreira e explica que em vez de “sermos” gênios, todos nós deveríamos “ter” um gênio.

O que você vai aprender: a lidar com expectativas e se preparar para os altos e baixos da carreira empreendedora.

 

Joyce Fernandes

Joyce Fernandes, também conhecida como Preta Rara, participa de um TED sobre a criação da página no Facebook Eu Empregada Doméstica, que tem mais de 160 mil seguidores. Ela conta o que aprendeu com a experiência de trabalhar como empregada doméstica e apresenta um panorama crítico sobre o Brasil.

O que você vai aprender: a criar metas e estratégias para driblar adversidades e alcançar seus objetivos sendo quem você é.

 

Kenia Maria

Durante o vídeo, Kenia Maria questiona os padrões de pensamento que são impostos pelos comerciais e ações de marketing. Criadora do canal Tá Bom pra Você?, no Youtube, trata sobre questões raciais de forma criativa e inteligente. Na palestra, ela estimula a pensar novos formatos de contar histórias com base na vivência de cada um.

O que você vai aprender: a entender padrões e como estimular o pensamento criativo para quebrar raciocínios pré-estabelecidos.

 

Steven Johnson

Tomar uma xícara de café em um local específico representa muito mais do que você pode imaginar. Um lugar onde é possível encontrar pessoas de diferentes camadas sociais e distintos campos de conhecimento e ideias se encontram.

E quais são os lugares onde surgem as boas ideias? Neste TED, Steven Johnson fala de sua excursão pelas “redes líquidas” dos cafés de Londres e mostra como o compartilhamento ajuda a estimular a criatividade.

O que você vai aprender: a como incentivar boas ideias e compartilhar conhecimentos para conectar diferentes mentes.

 

Eddie Obeng

O professor de negócios Eddie Obeng mostra neste TED como a produção criativa enfrenta desafios em acompanhar as grandes mudanças e destaca três importantes transformações para melhorar a produtividade.

O que você vai aprender: a ver que as mudanças acontecem ao longo do tempo e de que forma é possível se adaptar a elas.

 

Simon Sinek

Neste TED de grande repercussão, o autor de livros e palestrante motivacional Simon Sinek fala de um modelo poderoso para que as lideranças sejam inspiradoras a partir do que ele chama de um “círculo dourado” e a pergunta “Por quê?”. No vídeo, ele dá exemplos que incluem a Apple, Martin Luther King e muito mais.

O que você vai aprender: que liderar projetos é trabalhar com inspiração para várias pessoas.

 

Gayle Tzemach Lemmon

A repórter Gayle Tzemach Lemmon fala sobre seu trabalho de escrever sobre mulheres empreendedoras que começaram seus negócios durante ou após conflitos de guerra em países como Bósnia e Afeganistão. No vídeo, ela mostra exemplos de mulheres administrando todos os tipos de empresas, de negócios na própria casa a grandes fábricas, e apresenta modelos de como empreender em contextos diversos.

O que você vai aprender: que em momentos de dificuldade e observando sua situação, é possível encontrar oportunidades para empreender.



 

Notícias relacionadas

A imagem mostra o corte de cabelo de um rapaz de perfil
31 de maio de 2019

Os “cortes chavosos” que estão ditando a moda e a estética das periferias

Duas mulheres estão sentadas lado a lado. Uma delas usa trança afro e a outra cabelos curtos e óculos. Elas estão vendo uma tela de computador e pesquisando como formalizar um negócio.
27 de maio de 2019

Qual é o momento ideal para formalizar um negócio?

A imagem mostra o empreendedor social Edson Leite encostado em uma parede de concreto em uma rua de seu bairro na periferia Jardim São Luís
15 de maio de 2019

Quatro lições que aprendi como empreendedor social