alt marcas
16 de novembro de 2018

Confira lista de apps que facilitam o dia a dia do seu projeto e ajudam em atividades essenciais para empreender com qualidade

Gerenciar o próprio empreendimento social é um desafio e tanto. E tem interessado grande parte dos jovens brasileiros. É o que revela a pesquisa Juventude Conectada – Edição Especial Empreendedorismo, que ouviu 400 pessoas entre 15 e 29 anos de todas as regiões do país, mostrando que 56% dos jovens se consideram empreendedores. O mesmo estudo aponta que 61% busca alinhar a carreira profissional a um propósito, próprio ou coletivo.

Ao tomar a decisão de empreender, é fundamental estar conectado para dar conta de todas as demandas. E um smartphone pode ser o melhor dispositivo para controlar prazos, estabelecer metas e até criar uma rede de apoio com quem tem interesses similares.

Confira nossa lista de apps para impulsionar o seu negócio!

 

Na imagem, o logo do Evernote, um dos aplicativos para gerenciar negócios listados na matéria.

 

Evernote

Para quem trabalha com textos e notas, o aplicativo oferece a possibilidade de criar anotações separadas por cadernos e textos formatados, com cores e em lista, incluindo anexos, imagens, áudios e até mesmo desenhos feitos à mão. É possível sincronizá-lo com smartphones, tablets e desktops. Serve também como uma ferramenta de clipping, ou seja, guarda textos, artigos e outros tipos de conteúdo para serem lidos posteriormente e permite o compartilhamento de todos os conteúdos com demais pessoas.

 

 

Na imagem, o logo do Asana, um dos aplicativos para gerenciar negócios listados na matéria.

 

Asana

Voltado para o processo de gestão de tarefas. A ideia é que, na mesma plataforma, os empreendedores possam ver os serviços e o andamento de cada um deles, incluindo conversas coletivas e privadas, por exemplo. Uma das funções é organizar uma lista de tarefas, separando-a por equipe ou tema, permitindo melhor controle das atividades e até de prazos. Tem integração com aplicativos que podem potencializar as funcionalidades do sistema: Gmail, Dropbox, Google Drive; Google Agenda, entre outros.

 

 

Na imagem, o logo do BeerOrCoffee, um dos aplicativos para gerenciar negócios listados na matéria.

 

BeerOrCoffee

Trabalhar cada dia em um coworking diferente e ainda poder se conectar com pessoas de diferentes áreas. Esse é o objetivo do BeerOrCoffee, ideal para que os empreendedores criem uma rede de apoio. Por meio da plataforma, é possível encontrar pessoas com interesses similares ao seu e, com poucos cliques, convidá-las para um café ou uma cerveja nos próximos 30 minutos. A ferramenta oferece ao usuário a possibilidade de escolher um espaço de trabalho compartilhado em algum lugar do Brasil e experimentar por um dia, sem custo.

 

 

Na imagem, o logo do Meu Negócio em Dia, um dos aplicativos para gerenciar negócios listados na matéria.

 

Meu Negócio em Dia

Criado em parceria com o Sebrae, ajuda a organizar as finanças da empresa ao organizar em gráficos e outros indicadores as informações fornecidas sobre o empreendimento. Há calculadoras que comparam custos de produtos e serviços e simuladores que analisam se investimentos e planos de expansão estão compatíveis com os negócios.

 

 

 

Na imagem, o logo do Google Keep, um dos aplicativos para gerenciar negócios listados na matéria.

 

Google Keep

Aplicativo para substituir anotações feitas em blocos de notas ou nos famosos post-its colados no computador. O Keep é gratuito e possui versões para desktop, além de versão Android e iOS. Tem uma função de lembrete com base no local. Por exemplo, precisa terminar uma tarefa em um determinado período? O app define um lembrete com base no horário para que o usuário não perca essa entrega. É possível adicionar notas, listas, fotos e áudio. Ajuda a manter prazos e qualquer tipo de compromisso, tendo possibilidade de integrar com o e-mail.

 

Na imagem, o logo do Google Drive, um dos aplicativos para gerenciar negócios listados na matéria.

 

Google Drive

Outro app do universo Google, disponibiliza 5 GB para armazenar arquivos, documentos, imagens, pastas e vídeos em nuvem. Ainda permite compartilhar arquivos e também tem navegação offline. É ótimo para evitar problemas com documentos esquecidos no computador, já que é possível acessar o conteúdo onde e quando precisar.

 

 

 

Na imagem, o logo do CamCard, um dos aplicativos para gerenciar negócios listados na matéria.

 

CamCard

Quantos cartões de visita você já trocou e acabou acumulando em alguma gaveta? Este aplicativo foi criado para eliminar essa pilha de papel. Os contatos ficam salvos diretamente no seu celular. O usuário fotografa o cartão de visita com a câmera e, após um rápido processamento, são armazenados a imagem do cartão e os dados do contato na agenda do telefone, ou em uma conta Google. É possível exportar para outros programas e adicionar várias informações complementares. Além disso, oferece reconhecimento por QR Code e assinatura de e-mail.

 

 

Na imagem, o logo do Trello, um dos aplicativos para gerenciar negócios listados na matéria.

 

Trello

É um grande visualizador de listas para projetos de pequeno e longo prazo. A ferramenta utiliza o método de produtividade kanban, que cards dinâmicos para indicar fluxos de produção. É possível dividir áreas de um projeto e acompanhar o progresso de cada um dos setores. O empreendedor consegue dividir as responsabilidades com cada colaborador e equipe, prevendo os resultados com a inclusão de data e cores que representem cada situação. É possível ativar alertas, dar instruções e subir arquivos como imagens e outros anexos.

 

Na imagem, o logo do Meu Atendimento, um dos aplicativos para gerenciar negócios listados na matéria.

 

Meu atendimento

Para empreendedores que lidam com algum tipo de venda direta ao cliente, o aplicativo mede os resultados do atendimento. Por meio de um questionário é informado o motivo pelo qual a compra não se concretizou. O app compila as respostas e as transforma em gráficos e análises. Os dados geram oportunidades e identificam questões de produtividade.

 

 

 

Na imagem, o logo do Smart Recorder, um dos aplicativos para gerenciar negócios listados na matéria.

 

Smart Recorder

O aplicativo de gravação de áudio, disponível para Android, pode ser usado para registrar lembretes e também ideias de forma rápida e simples. Foi projetado para a gravação de som com alta qualidade e de longa duração, por isso, tem uma caraterística de pular o silêncio ou longas pausas. É ideal para gravar reuniões e compartilhar o arquivo com outras pessoas, por exemplo.



 

Notícias relacionadas

A imagem que ilustra o incentivo ao empreendedorismo mostra a silhueta de dois homens vestindo roupas sociais. Eles estão em pé em frente a uma mesa de escritório em que estão espalhados cadernos, gráficos e outros papéis.
28 de novembro de 2018

7 políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo no Brasil

Jovens participantes do curso de formação em mercado financeira, promovido pela Ganbatte posam para foto
23 de novembro de 2018

Iniciativas lutam para diminuir desigualdades no mercado de trabalho

Na imagem é possível ver diversas pessoas formando a plateia do 1º Encontro de Negócios de Impacto Social. Elas estão sentadas em cadeiras laranjas e azuis.
23 de novembro de 2018

Encontro no RS debate crescimento de negócios de impacto social