alt marcas

 Contato

Quer falar com a gente?
Para dúvidas, sugestões e questionamentos, entre em contato por aqui.

foto garoto

Perguntas frequentes

O Pense Grande, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, é um programa inspirador com a missão de difundir a cultura do empreendedorismo social com o uso de tecnologia para jovens. Tem como objetivo formar e incentivar essa juventude para que criem e implementem novas soluções e oportunidades para a transformação de suas vidas e das pessoas ao seu redor, resolvendo problemas ou necessidades de suas comunidades.
O Pense Grande tem dois momentos que são abertos para a participação dos jovens: na formação e na incubação. Formação: você tem que estudar em umas das instituições participantes. Consulte a página Pense Grande, na seção “Onde Estamos” para descobrir se sua cidade está contemplada. Na formação, trabalhamos com jovens que queiram saber mais sobre o universo do empreendedorismo social, oferecendo ferramentas e estratégias para desenvolver soluções com tecnologia em suas comunidades. Incubação: Quando as inscrições estiverem abertas, você pode inscrever seu projeto, mesmo sem ter feito a formação do Programa Pense Grande. Para saber mais informações, acesse a página Participe. Esse eixo abre oportunidades para que os jovens tenham recursos para estruturarem suas ideias em empreendimentos sociais.
O público-alvo do Pense Grande são jovens de 15 a 29 anos.
Não saber nada sobre empreendedorismo social não é um problema, nem um fator determinante para sua participação no Pense Grande no eixo formação. Você pode também consultar a seção Indicamos para ter acesso a conteúdos formativos sobre o tema.

Sim, você pode pedir para o(a) diretor(a) da sua escola entrar em contato com a Fundação Telefônica Vivo e verificar a possibilidade de levar o programa até sua escola. Fale com a gente.

Já a incubação é aberta para qualquer empreendimento de impacto social em qualquer estado brasileiro. Porém, o representante precisa ter a possibilidade de ir à cidade de São Paulo em algumas fases do programa. Consulte o regulamento;.

Você pode ser voluntário nas oficinas de formação do programa. Para tanto, você precisa ser colaborador ou terceirizado da Telefônica Vivo, ou ainda ser familiar de alguma dessas pessoas.
A formação dura quatro meses com uma carga horária de aproximadamente 60 horas. E também oferecemos oficinas com duração de 100 minutos em algumas instituições. Já a incubação dura 10 meses.
Podem se inscrever jovens de 18 a 29 anos que possuam uma ideia para empreender ou um empreendimento (negócio, iniciativa, e até mesmo uma organização social) já em funcionamento, que busque desenvolver soluções, utilizando tecnologia e gerando impacto social. As iniciativas podem ter no mínimo uma pessoa e no máximo quatro pessoas. Outros critérios de seleção você encontra no edital de inscrição.
As inscrições para o Pense Grande Incubação abrem uma vez por ano, entre fevereiro e março. Se quiser ser notificado, preencha o cadastro.

Consideramos que há impacto na comunidade quando o empreendimento satisfaz a pelo menos uma das condições abaixo:

1. Capacidade de gerar inovação na forma de organização. Ex: cooperativas, coletivos

2. Capacidade de gerar inclusão no mercado de trabalho a populações que, em condições normais, não estariam incluídas Ex: uma empresa/ONG que promove a volta de pessoas idosas ao mercado de trabalho

3. Capacidade de gerar inclusão produtiva de grupos (fornecedores) que, em condições normais, não estariam incluídos Ex: app que facilita a venda de produtos agrícolas de pequenos produtoras para famílias e mercados

4. Capacidade de dar acesso a bens e serviços que representem um ganho de bem-estar a populações que normalmente não teriam acesso a eles Ex: iniciativa que facilita o agendamento de consultas no sistema público de saúde (SUS)

5. Capacidade de promover impacto socioambiental com um produto, considerando a adicionalidade, ou seja, gerando um novo benefício social ou ambiental que não existiria caso o produto não fosse criado.

Serão pré-selecionados, na primeira etapa, 80 grupos e, posteriormente, serão selecionados 15 empreendimentos, que serão efetivamente incubados.
Os 80 grupos pré-selecionados na primeira etapa participarão de um processo online de capacitação e desenvolvimento de modelo de negócio. O processo ocorre durante um mês e conta com vídeos e consultoria online com especialistas nos temas abordados. Mesmo se não forem selecionados entre os 15 finalistas, os grupos terão acesso às capacitações online durante os dez meses da incubação.
Os 15 empreendimentos a serem incubados serão selecionados entre os 80 grupos pré-selecionados. A segunda etapa de seleção dura um mês e começa com o processo online de capacitação, que gera desafios a serem entregues para a Comissão Avaliadora. Com base nos resultados desses desafios, será realizada a seleção de 15 empreendimentos, que serão efetivamente incubados.
Os 15 empreendimentos selecionados receberão assessorias virtuais com assessores dedicados; pelo menos duas assessorias presenciais em sua cidade; três encontros de imersão em São Paulo; acesso a mentoria por pelo menos seis meses; e investimento semente (apoio financeiro) para o empreendimento.